segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Especial da Copa: Arena Castelão


Hoje iremos falar de um estádio (arena) que está localizada na "Capital Alencarina", na "Terra da Luz": Fortaleza.

O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, ou simplesmente Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. O estádio foi reformulado em 2002, e totalmente reformulado novamente em 2012, visando a Copa do Mundo FIFA de 2014. Para a Copa o castelão receberá seis jogos, entre ele dois jogos da Seleção Brasileira.

Sua capacidade atual é de 58.704, sendo considerado o vigésimo sétimo estádio maior do mundo e o quinto maior do Brasil. Já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980 em sua passagem por Fortaleza. Em junho (2013) foi uma das sedes da Copa das Confederações, em 2014 receberá jogos da Copa do Mundo, e em 2016, será um dos centros de treinamentos para as Olimpíadas, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Reforma
O Castelão é um dos estádios brasileiros eleitos para serem sedes da Copa de 2014, que será realizada no Brasil. O projeto de reforma do estádio prevê a expansão de sua cobertura, que irá cobrir completamente todos os assentos, a construção de um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e a aproximação da arquibancada inferior, em 16 metros, em relação ao campo. Com estas reformas, a capacidade do estádio passaria para 67.037.

O conceito do projeto foi transformar o estádio Castelão em um dos grandes centros olímpicos do País e também um enorme complexo turístico. A nova arena que foi reinaugurada em 16 de dezembro de 2012 e conta com cinemas e restaurantes. O estádio foi fechado, oficialmente, no dia 31 de março de 2011 para a reforma visando a Copa do Mundo de 2014. O último jogo foi válido pela Copa do Brasil de 2011, quando o Ceará levou 35 mil torcedores contra o Brasiliense. Em um levantamento feito pela revista Veja, o Castelão foi classificado como o "único estádio cujo ritmo da execução orçamentária está adequado". 
 
No total, foram investidos R$ 518,6 milhões. A arena ganhou um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas, também estruturas como camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são cobertos, também recebeu uma praça de 55 mil metros quadrados que abraça toda a arena; área de hospitalidade e; modificações internas para atender ao caderno de encargos da FIFA, incluindo a ampliação da capacidade de público que passará para 67.037 lugares.

O valor inclui ainda a operação e a manutenção da Arena Castelão por oito anos, pela empresa Arena Castelão Operadora de Estádio S/A que será responsável por cobrir todas as despesas com água, telefonia, esgoto e com pessoal de manutenção e conservação.

Em 22 de novembro de 2012, consórcio responsável pelo estádio, fechou uma parceria com concessionária de serviços de telecomunicações, OI, para fornecimento de serviços de Tecnologia da informação e Telecom. A empresa será responsável pelo fornecimento, instalação, automação, manutenção, conservação, atualização, modernização e suporte à operação de circuito fechado de TV, sonorização, sinalização digital, controle de acesso, WLAN (redes locais cabeada e via wi-fi) e telefonia no estádio da Copa em Fortaleza.

Ao todo, foram instalados 350 telefones IP, 240 câmeras, 144 catracas, 2000 pontos de acesso à rede LAN, 161 leitoras de cartão e 560 alto-falantes, entre outros itens, previstos em contrato, do qual só finaliza em 2018.

REINAUGURAÇÃO 
Em 16 de dezembro de 2012, o estádio foi reinaugurado. A cerimonia contou com presença da presidente Dilma Rousseff, que chegou na capital cearense vindo de Moscou, e também contou com um show do cantor Fagner. Além da presidente e do Fagner, participaram da solenidade de entrega de obras o ministro Aldo Rebelo, o governador do Ceará, Cid Gomes, o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o secretário da Copa no estado, Ferruccio Feitosa. Fagner iniciou sua apresentação logo após o discurso das autoridades.

A reinauguração foi marcada também por prejuízos, sendo considerado como um dos primeiros prejuízos do estádio: uma cadeira foi quebrada após torcedores "invadirem" a arquibancada superior do estádio, espaço onde não era permitida a entrada no dia da reinauguração. A cerimonia foi transmitida ao vivo pela NBR e TV Diário. Após cortar uma faixa verde a amarela, que simbolizou a entrega do Estádio Castelão, em Fortaleza, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a obra orgulha a todos os brasileiros e mostra ao mundo a capacidade do país em realizar os grandes eventos esportivos dos próximos anos.




O EXPRESSÃO NOTÍCIA! TÁ NUM SÓ RITMO: A DA COPA DE TODO O MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...