quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Especial da Copa: Arena Pernambuco


Mais uma vez no Nordeste falaremos de um estádio que é conhecido por "Arena Timbu".

Itaipava Arena Pernambuco é um estádio de futebol construído em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana de Recife, para os jogos da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014 em Pernambuco. Com padrão internacional, a arena tem capacidade para 46.000 pessoas, distribuídas em 102 camarotes (1.600 assentos), 1.800 assentos business e 2.700 assentos premium. O espaço tem perfil multiuso. Assim, será utilizado também após o Mundial para jogos de futebol, outras competições esportivas, feiras, convenções e grandes espetáculos. Ao seu redor, uma nova centralidade urbana será criada para alavancar o desenvolvimento da zona Oeste da região metropolitana de Recife. Essa área está recebendo o nome de Cidade da Copa e será conectada à capital por várias vias que já estão sendo construídas ou estão em licitação. A arena terá capacidade para 46.000 pessoas e 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas. O custo é de R$ 532 milhões. Além dos torneios internacionais, se tornará o estádio sede do Clube Náutico Capibaribe.

A Arena
A construção e operação da arena é uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Pernambuco e o Consórcio Arena Pernambuco. Pela PPP, a concessão é de 33 anos, incluindo os três anos de obras e o período de operação do espaço. O contrato prevê também o uso do terreno do entorno da arena como estratégia para desenvolver a zona Oeste da região metropolitana de Recife, local onde a Odebrecht irá desenvolver o complexo da Cidade da Copa. 

Arquitetura
Projetado pelo Escritório Fernandes Arquitetos & Associados, também responsável pelos projetos da Arena do Grêmio, Arena Ponte Preta e do novo Maracanã, o empreendimento contará com um estádio no padrão FIFA, com capacidade para 46.000 pessoas em assentos individuais e numerados para partidas de futebol e 63.000 pessoas para eventos musicais (com o uso do gramado). O espaço ocupará uma área aproximada de 50 hectares e tem 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas. Numa nova proposta para o Brasil, a arena terá bares e restaurantes, além de shopping center, cinemas, teatro, hotel e centro de convenções no seu entorno. 

Tecnologia
• Telões de LED em alta resolução;
• Câmeras especiais com visão panorâmica 360º;
• Iluminação e sonorização seguindo padrão internacional;
• Aquecimento de água utilizando geradoras de última geração, alimentada a gás, com tecnologia • Bosch Buderus (sistema de placas solares coletoras de alto rendimento).

Eventos esportivos
A Arena Pernambuco foi projetada para receber eventos como shows, partidas esportivas, além de feiras e congressos. Os principais eventos serão as Edições do Campeonato Pernambucano, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Todos os jogos tendo o Clube Náutico Capibaribe como mandante. Além dos Campeonatos Nacionais, a Arena será sede das Copas das Confederações Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014. O jogo inaugural da Arena ocorreu em 22 de maio de 2013, numa partida internacional entre o Clube Náutico Capibaribe e o Sporting Club de Portugal, com placar final de 1 x 1. Em 2013 a Arena também será sede de jogos da Copa Sul-Americana de Futebol. 




O EXPRESSÃO NOTÍCIA! TÁ NUM SÓ RITMO: A DA COPA DE TODO O MUNDO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...