Pular para o conteúdo principal

Caern orienta população sobre perigos no descarte inadequado de lixo

Usar os esgotos domésticos como "depósitos de lixo" traz uma série de problemas à rede de esgotamento sanitário e meio ambiente. Mas essa é uma prática comum no dia a dia de alguns domicílios, em que a caixa de esgoto é aberta para despejo de restos de comida, utensílios e outros materiais que poluem os mananciais e prejudicam o bom funcionamento do serviço prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) à população.

A Gerência de Qualidade da Água (GQM) trabalha na conscientização permanente de agentes de saúde sobre os cuidados ao descartar materiais biodegradáveis ou não na rede. "Além de interferir no retorno da água para o tratamento, gerando um verdadeiro estrangulamento do sistema, os resíduos geram um "chorume", que infiltra no solo e atinge os lençóis freáticos, consequentemente poluindo os rios e outros mananciais que são a fonte de água potável disponível e limitada", alerta a assistente social do GQM, Roberta Medeiros.

Mas a população precisa fazer sua parte. "É importante manter a caixa de esgoto vedada com massa de cimento fraco, o que também impede a entrada de bichos que proliferam de doenças".  Os materiais biodegradáveis são aqueles degradados por processos biológicos. Toda a matéria viva, após o ciclo de decomposição, deixa de existir, sejam organismos grandes (ratos, baratas, etc.) quanto os microorganismos.

"Mas eles são ricos em nitrato, potássio e fósforo, ou seja, carga orgânica de fertilizantes", diz, e acrescenta que a rede de esgotos funciona por gravidade, ou seja, desce da parte mais alta casas e deságua na parte mais baixa.

"É comum que os moradores das áreas baixas, tenham mais cuidado do que os que moram nas áreas mais altas, mas o ideal é que todos contribuam para evitar o estrangulamento da rede". O material não biodegradável ou "recalcitrante", por sua vez, demora muito mais tempo para se degradar, como é o caso de vidros, metal, papel e plásticos. Porém, ambos os tipos causam impactos negativos ao meio ambiente, e as boas práticas ajudam a evitar transtornos na rede, contribuindo também para a não poluição dos mananciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...