Pular para o conteúdo principal

Economia brasileira cresce 0,6% no 1º trimestre, diz IBGE

Agropecuária cresceu 9,7%, maior alta desde o 2º trimestre de 1998. Na comparação com igual período de 2012, alta do PIB foi de 1,9%.

A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é exatamente igual ao do crescimento do quarto trimestre do ano passado. Em valores correntes, o Produto Interno Bruto (PIB) alcançou R$ 1,11 trilhão.

O crescimento do PIB do país nos primeiros três meses de 2013, contudo, veio abaixo do esperado por economistas ouvidos pelo portal de notícias G1, que estimavam aumento entre 0,8% e 1%.

Em todo o ano de 2012, a economia do país cresceu 0,9%.
Na comparação com igual período de 2012, a alta do PIB brasileiro entre janeiro e março foi de 1,9%. No acumulado dos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2013, o PIB registrou crescimento de 1,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Agropecuária sobe 9,7%
O maior destaque foi a agropecuária, de acordo com o IBGE, com avanço de 9,7% – o maior crescimento desde o segundo trimestre de 1998, quando a alta foi de 13,9%.
Em relação ao primeiro trimestre de 2012, a alta na agropecuária foi de 17% e, nesse caso, é taxa a mais alta desde o início da serie histórica, em 1996. O aumento nessa comparação pode ser explicado pelo bom desempenho de produtos que possuem safra relevante no primeiro trimestre e pelo crescimento na produtividade, salienta o IBGE, citando crescimento nas safras da soja (23,3%), milho (9,1%), fumo (5,7%) e arroz (5,1%).
Indústria cai 0,3%

A indústria, porém, caiu 0,3% sobre o trimestre imediatamente anterior. A queda foi puxada pela extrativa mineral, que registrou recuo de 2,1%, diz o IBGE.

Os setores de construção civil e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana registraram leve queda de 0,1%. A indústria de transformação, por sua vez, registrou aumento de 0,3%.

Com relação ao mesmo período do ano passado, a indústria contraiu 1,4%. A indústria extrativa, nessa comparação, declinou 6,6%, afetada pela queda na extração de petróleo. A construção civil também apresentou queda, de 1,3%.

A indústria de transformação caiu 0,7%. O resultado foi influenciado pelo declínio da produção de máquinas para escritório e equipamentos de informática, metalurgia, químicos inorgânicos, produtos farmacêuticos, têxtil e artigos do vestuário, diz o IBGE.

Serviços sobem

Os serviços cresceram 0,5% sobre o trimestre imediatamente anterior. O destaque foi o crescimento das atividades de administração, saúde e educação pública, com alta de 0,8%, atividades imobiliárias e aluguel (crescimento de 0,7%), comércio (de 0,6%) e serviços de informação (de 0,3%).
Sobre o mesmo trimestre do ano anterior, os serviços cresceram 1,9%. De acordo com o IBGE, todas as atividades registraram variações positivas no período. O destaque foi o crescimento de 2,6% em outros serviços, que engloba serviços prestados às empresas, às famílias, saúde mercantil, educação mercantil, serviços de alojamento e alimentação, serviços associativos, serviços domésticos e serviços de manutenção e reparação.
Os serviços de informação cresceram 2,5%. O setor de administração, saúde e educação pública subiu 2,2%. Serviços imobiliários e aluguel subiram 1,9% e intermediação financeira e seguros, 1,5%. O comércio (atacadista e varejista) e transporte, armazenagem e correio (que engloba transporte de carga e passageiros) registraram expansão de 1,2% e 0,3%, respectivamente.


Investimento cresce 4,6%

A formação bruta de capital fixo (taxa de investimento na produção) registrou alta de 4,6% no primeiro trimestre contra o quarto trimestre do ano anterior, o maior crescimento desde o primeiro trimestre de 2010, quando a alta foi de 4,7%.

Em relação a igual período do ano anterior, o crescimento da formação bruta de capital fixo foi de 3%, após quatro quedas seguidas em 2012. A alta é justificada pela expansão da importação e produção interna de bens de capital, diz o IBGE.

Consumo das famílias e do governo

A despesa de consumo das famílias cresceu 0,1% sobre o quarto trimestre, praticamente estagnação, e o pior desde o terceiro trimestre de 2011, quando houve queda de 0,2%. Sobre o primeiro trimestre do ano passado, registrou alta de 2,1%  – é a 38ª variação positiva consecutiva no tipo de comparação e o menor percentual desde o quarto trimestre de 2011, quando também foi de 2,1%.


"Um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o comportamento da massa salarial real, que teve elevação de 3,2% no primeiro trimestre de 2013. Além disso, houve um aumento, em termos nominais, do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas físicas de 9,5% no primeiro trimestre de 2013", cita o IBGE, em nota.
A despesa de consumo da administração pública, por sua vez, ficou estável sobre o quarto trimestre e cresceu 1,6% na comparação com o mesmo período de 2012.
Comércio exterior

Com relação ao setor externo, as importações cresceram 6,3% e as exportações caíram 6,4% sobre o último trimestre do ano passado.

Sobre o mesmo período de 2012, as importações – que contam negativamente para o PIB – cresceram 7,4%, mas as exportações diminuíram 5,7%.
Matéria obtida do Portal de Notícias G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...