Pular para o conteúdo principal

"Fifa não está aqui só para encher os bolsos e sair do país", afirma Valcke

Ao final da primeira fase da Copa das Confederações, a Fifa e o governo federal avaliaram que as críticas à competição e à Copa-2014 são consequência de um problema de comunicação. Para eles, a população não recebeu informações suficientes sobre os benefícios da realização do Mundial. Por isso, a entidade e o governo iniciaram uma verdadeira campanha para mostrar dados que teoricamente provam como a competição favorece o desenvolvimento do país, sem prejudicar investimentos em educação e saúde. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou a falar em usar estatais para fazer propaganda para melhorar a imagem da Copa.
"Nós [a Fifa] não estamos aqui só para encher os bolsos e sair do país", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Em seguida, ele acrescentou: "Sempre se pode fazer mais. Acho que estamos trabalhando. Você pode dizer que não é suficiente, mas não tenho vergonha do que estamos fazendo", contou.  "Não há contradição nos investimentos [da Copa] com educação. No plano de turismo, há fortalecimento da educação técnica", deu um exemplo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
Em paralelo, há uma intenção da Fifa de minimizar o impacto negativo na imagem do Brasil no exterior por conta dos protestos. Apesar de ter pedido mais segurança para a competição, a entidade tenta transmitir a imagem de há um exagero no noticiário sobre violência e  não há caos no país.
"Temos que usar a objetividade. Jornalismo não é uma questão de audiência, mas de responsabilidade. Vi na TV um sinal de trânsito destruído. Isso foi mostrado várias vezes, por vários ângulos. Dá a impressão de que não havia luzes de tráfego no país. E esse não é o caso. Vocês são os responsáveis por fazer a opinião pública. É um convite para ver todo o cenário", afirmou o diretor de comunicação da Fifa, Walter de Gregorio.
Em seguida, Valcke começou a listar valores que a Fifa traz para o país-sede da Copa. Entre eles, citou o gasto da entidade de R$ 32 milhões com hotéis, e R$ 448 milhões em despesas para o Mundial. Também citou empregos dados para equipes que trabalham em serviços de hospitalidade, recepção, comidas e bebidas, em um total de 15 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...