Pular para o conteúdo principal

Contratos do pré-sal criam atritos no governo

Uma disputa pelo direito de gerir os contratos de partilha do pré-sal, que serão firmados após o leilão de outubro, movimenta os bastidores do governo federal.

Os contratos deveriam ser administrados pela PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), estatal que ainda não saiu do papel.

A minuta do edital do leilão do campo de Libra, ainda em fase de receber sugestões, prevê que a função seja então exercida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

O Ministério do Planejamento, no entanto, considera ilegal a substituição e sugere que a gestão dos contratos fique com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Em sugestão enviada à consulta pública da ANP sobre o edital, o Planejamento afirma que, se mantida no edital, a decisão criaria um conflito de interesses.

Isso aconteceria porque, ao administrar os contratos, a agência reguladora teria uma função no consórcio. Ao mesmo tempo, por ser a agência reguladora, caberia a ela fiscalizar o mesmo consórcio.

A ANP disse ao jornal Folha de S.Paulo que só vai comentar a sugestão do ministério na audiência pública, dia 6 de agosto.

A PPSA foi criada com o objetivo de gerir os contratos de partilha de produção, novo sistema adotado para as licitações de áreas de petróleo na região do pré-sal.

De acordo com a advogada Marilda Rosado, que também enviou sugestões à ANP, em forma de pedidos de esclarecimentos, há outros problemas no edital além do possível conflito de interesses.

Um deles é a previsão de que as operações em Libra sejam acompanhadas pela Petrobras, pela PPSA (ou ANP) e pela própria União, as três com direito de vetar decisões do consórcio, o que deixaria um eventual investidor estrangeiro com pouca margem para contestar decisões.

"Isso pode ensejar ubiedade e insegurança para o investidor", disse a advogada.

LEILÃO

O leilão do campo de Libra (localizado na bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro), a maior descoberta de petróleo já feita no Brasil, está marcado para 21 de outubro.

Para vencer o leilão, além de pagar bônus de R$ 15 bilhões, o consórcio terá de oferecer ao governo parte do chamado lucro-óleo, percentual de petróleo sobre a produção, após o desconto do custo.

O edital estabelece piso (41,6%) para o lucro-óleo, mas o ministério quer também um teto, "para evitar possíveis prejuízos à Petrobras". A Petrobras terá que ser operadora de todos os campos que serão vendidos no pré-sal, com uma fatia de 30%.

A ANP recebeu até agora 280 sugestões de 18 entidades na consulta pública do edital. O maior número delas veio do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), mas também houve propostas da Petrobras, da Exxon, da Shell, da Ecopetrol, do BTG Pactual e de oito escritórios de advocacia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...