Pular para o conteúdo principal

Se Lula não teve critério no STF, imagina com assessores, diz Aécio

O senador, presidente do PSDB e possível candidato do partido à presidência da República, Aécio Neves, criticou nesta segunda-feira (30) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter dito que hoje teria mais “critério” na escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal.  Aécio disse que a declaração “surpreende” e leva a imaginar como foi feita a escolha "dos demais assessores".

Em entrevista ao jornal “Correio Braziliense”, Lula disse que faria opções diferentes.  "Eu teria mais critério. Um presidente recebe listas e mais listas com nomes", explica.

Dos atuais 11 ministros, Lula foi o responsável pela indicação de quatro ao STF: o presidente Joaquim Barbosa, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

“[A frase de Lula foi ] algo surpreendente para todos nós. É um pressuposto de todos nós que o presidente da República escolhe, com absoluto critério, os seus ministros do Supremo, das altas cortes e até mesmo no poder executivo. Se ele se arrepende da escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal, não sei avaliar por qual razão, imagine em relação a outras áreas do governo. Lamentavelmente, mostra que o PT não foi criterioso como deveria, pelas próprias palavras do presidente Lula, em suas indicações, a consequência disso são os descréditos, são os desvios suscetivos pelo Poder Executivo. Se na nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal o presidente não foi criterioso, imagina nos demais assessores", disse Aécio durante  encontro Exame Fórum, em São Paulo.

Questionado se o posicionamento de Lula mudou em consequência do julgamento do mensalão, em que 25 dos 37 réus foram condenados,  Aécio disse que pode ter sido um “ato falho”, mas que não vai “julgar o presidente”.

“Me preocupa que ele não foi criterioso com os ministros do Supremo fico imaginando os critérios que ele utilizou para nomear os diretores das agências reguladoras, os assessores do palácio, os dirigentes dos bancos, taí explicada boa parte dos desencontros que o governo do PT vem tendo ao longo nos últimos anos”, completou.

Promessas
Aécio falou à plateia por cerca de 25 minutos, extrapolando os 15 estipulados pelo mediador do evento, o jornalista Ricardo Boechat. O encontro Exame Fórum acontece no hotel Sheraton WTC, em São Paulo.

O senador fez discurso de candidato à Presidência da República, afirmando que em um eventual governo do PSDB, o país voltará a ter 21 ministérios, número menor do que os atuais 39.

Aécio falou aos presentes, muitos representantes do mercado financeiro, que entre as principais medidas a ser tomada pelo país está "a melhoria do ambiente de negócios, com diminuição das burocracias", afirmou.
O senador elencou outras medidas como investimentos em educação e citou indicadores obtidos pelas escolas mineiras, onde o tucano foi governador.

O presidente do PSDB fez críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff e afirmou que " o governo mais atrapalha o ambiente de negócios do que ajuda."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...