Pular para o conteúdo principal

TSE dá 24 horas para Ministério Público opinar sobre criação da Rede

Após uma recontagem de assinaturas entregues por apoiadores da Rede Sustentabilidade, a ministra Laurita Vaz, corregedora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de 24 horas para o Ministério Público Eleitoral se manifestar sobre se concorda ou não com o registro da nova legenda, criada pela ex-senadora Marina Silva para participar das eleições do ano que vem.

O TSE deve decidir nesta semana se aprova ou não o registro da legenda. Se aprovar, será a 33ª legenda do país. Para participar das eleições, o registro do partido deve ser aprovado até um ano antes do pleito, ou seja, 5 de outubro, próximo sábado.

No último dia 20, o o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, havia enviado parecer ao TSE afirmando que a Rede só conseguira comprovar 20% do apoio necessário para o registro. Ele pediu mais certidões com assinaturas validadas, além de uma recontagem, para poder reexaminar o processo antes de o TSE analisar o caso.


O TSE não informou qual foi o resultado da recontagem dos votos feita pela Secretaria Judiciária. Segundo a assessoria, a informação estará no voto da relatora.

A lei determina que, para ser criado, um partido deve ter o apoio de 0,5% do total de votos válidos para deputados federais na última eleição, o que equivale a 492 mil. Essas assinaturas precisam estar validadas pelos cartórios eleitorais.

Marina afirma ter coletado mais de 900 mil assinaturas, mas somente 455 mil foram validadas por cartórios até a semana passada. Ela quer que o TSE reconheça a validade de 95 mil assinaturas que foram rejeitadas pelos cartórios. Segundo a ex-senadora, não foi explicado o motivo da rejeição e isso é irregular.

O prazo para a resposta do Ministério Público acaba às 18 desta terça. A análise do registro pelo TSE pode ocorrer terça (1º), quarta (2) ou, no máximo, quinta (3), numa sessão extra. A data-limite para registrar um partido apto para a disputa de 2014 é sábado (dia 5), mesmo prazo para a filiação. As listas com os nomes dos filiados serão entregues pelos partidos ao TSE em 14 de outubro.

Caso o vice-procurador-geral eleitoral envie o parecer até a tarde desta terça, o processo poderá ser julgado no mesmo dia. Caso não dê tempo, fica para quarta ou quinta. O pedido de criação da legenda retornou ao MP após recontagem das assinaturas de apoio à legenda, pedido feito pelo próprio MP.

Otimista
Na semana passada, Marina se reuniu com todos os ministros do TSE para mostrar que a legenda já tinha o número de assinaturas necessárias para ser criada. Ao falar sobre o tema, a ex-senadora afirmou estar otimista de que terá a aprovação por parte do tribunal.


"A Corte vai fazer o julgamento sobre as assinaturas invalidadas injustamente, sem base legal. O que beneficia a criação do partido é o fato de termos coletado 668 mil assinaturas dentro do prazo (parte ainda está pendente de validação). [...] É isso que vai viabilizar o partido", disse, na ocasião.

Na semana passada, o TSE decidiu aprovar a criação de dois partidos, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Solidariedade (SDD), mesmo com assinaturas de apoio sob suspeita. Nos dois casos, porém, as legendas já tinha conseguido a certificação do número mínimo de assinaturas.

Ao ser perguntada sobre se a decisão do TSE de aprovar os dois partidos poderia beneficiar a criação da Rede, ela disse: "Eu não conheço os autos dos outros partidos. Conheço do partido que queremos. Temos completa convicção que nossos fins estão compatíveis com os meios."

O partido lançou campanha em seu site para que pessoas que assinaram o pedido de criação da legenda gravem um vídeo a favor da validação das assinaturas na Justiça Eleitoral. Entre os depoimentos já gravados, estão o de artistas como o ator Marcos Palmeira e a cantora Adriana Calcanhoto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...