Pular para o conteúdo principal

PSB deve concluir programa de governo até dezembro, diz Campos

Potencial candidato à Presidência da República em 2014, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, afirmou nesta segunda-feira (28) que seu partido irá lançar até dezembro uma prévia do programa de governo da candidatura ao Palácio do Planalto. Nesta segunda, a cúpula do PSB se reuniu, em São Paulo, com integrantes da Rede Sustentabilidade para começar a elaborar um programa de governo conjunto.

"Estamos iniciando a discussão. Vamos ter um documento de referência até dezembro", prometeu Campos durante o encontro.

A reunião de trabalho desta segunda foi o primeiro encontro programático entre o PSB e a Rede desde que a ex-senadora Marina Silva anunciou sua filiação à legenda comandada pelo governador pernambucano, em 5 de outubro.

Durante entrevista coletiva concedida durante o evento, Marina foi indagada sobre se ela se incomodava com as alianças costuradas por Campos no governo de Pernambuco. O dirigente do PSB abriga 14 partidos em sua administração estadual.

Ao responder aos repórteres, a ex-senadora enfatizou que se as alianças do pernambucano fossem "fisiológicas" ele não seria o governador mais bem avaliado do país.


"Se fosse uma gestão puramente fisiológica, [Campos] não seria o governador mais bem avaliado do país", ressaltou.

Apesar de defender as alianças costuradas pelo presidente do PSB, Marina ponderou que as parcerias eleitorais no país devem ser negociadas com base em programas, e não "pura e simplesmente" com foco em "nomeações e reposições de cargos".

Sentado ao lado da ex-ministra do Meio Ambiente, Campos afirmou que PSB e Rede têm "muita identidade". "As pessoas que militam no PSB têm perfeita compreensão do papel que a Rede tem para a política brasileira", destacou o governador.

Questionado sobre o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuar como cabo eleitoral de Dilma Rousseff, Eduardo Campos evitou polemizar. "Cada um faz o que pode, do jeito que pode", ironizou.


Aliança programática
Crítica do lotamento da administração pública pelos partidos, Marina Silva disse que a aliança programática firmada entre o PSB e a Rede não significa que o grupo governará sozinho caso vença a eleição presidencial. "Jamais poderá ser a distribuição do cargo pelo cargo", destacou.


A ex-senadora disse que, na hipótese de o candidato do PSB se eleger para o Palácio do Planalto, o partido pretende atrair para o governo as legendas que ocuparam a Presidência desde 1995.

"Se ganharmos, queremos governar com os melhores do PT, os melhores do PMDB, os melhores do PSDB, porque acredito que essas pessoas existem em todos os partidos e têm ideias e compromissos com programa em todos os partidos. E estamos dizendo antes para que ninguém diga depois: 'vocês agora que ganharam estão aí conversando com o Lula, com o Fernando Henrique'", observou.


Mesas redondas
No encontro do PSB e da Rede, realizado em um centro empresarial de São Paulo, integrantes das duas legendas passaram o dia debatendo eventuais consensos sobre diferentes temas. Em meio às reuniões, Marina Silva e Eduardo Campos passavam pelas mesas de debates e interagiam com os participantes.



As duas siglas pretendem usar o resultado das discussões no plano de governo socialista que será elaborado para a disputa pelo Planalto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...