Pular para o conteúdo principal

Cúpulas de PT e PMDB se reúnem neste sábado na Granja do Torto

Lideranças de PT e PMDB se reúnem na manhã deste sábado (30) na Granja do Torto para traçar um mapa das alianças estaduais para 2014. Em pelo menos quatro estados – Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Maranhão – as duas legendas pretendem lançar candidaturas próprias e a ideia, no encontro no Torto, é evitar conflitos na hora de se definir os palanques.

Do lado do PT, participam da reunião a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da legenda, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Rui Falcão e Lula chegam a Brasília ainda na sexta-feira, confirmaram o próprio Rui e a assessoria do ex-presidente Lula.

Do lado do PMDB foram convidados o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da legenda, Valdir Raupp, além dos presidentes de Câmara e Senado, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros.

O objetivo do encontro, segundo um dos organizadores, é desenhar um mapa das alianças estaduais que podem interferir na aliança nacional, a fim de se aparar arestas entre os dois partidos. A intenção é identificar onde há problemas, quais podem ser solucionados e quais exigem mais tempo para se resolver.

Para o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), será "um embate entre duas seleções" e um empate "já será um bom resultado".

O presidente do PMDB, Valdir Raupp, avalia que a situação é mais delicada em quatro estados. No Rio de Janeiro, no Maranhão, no Ceará e na Paraíba, ambas as legendas têm candidatura própria e isso pode interferir na formação dos palanques para a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) pretende lançar seu vice, Luiz Fernando Pezão, à sua sucessão, mas o senador Lindbergh Farias (PT) também pleiteia candidatura ao governo estadual.

No Maranhão, o PT local cogita apoiar o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), rival do senador José Sarney (PMDB) e sua família, aliados do governo federal.

No Ceará, o senador Eunício Oliveira (PMDB) quer lançar candidatura, e o PT estuda apoiar a indicação dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PROS). Na Paraíba, os petistas estudam um acordo com o PP para apoiar o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. O PMDB, por outro lado, pretende lançar o irmão do senador Vital do Rêgo, Veneziano Vital (PMDB).

Para o presidente do PMDB, a conversa é importante para acertar como ficarão os palanques até as convenções do partido, em março do próximo ano.

“O PMDB tem alternativa para todos esses estados, que é a candidatura própria. Mas o tempo se encarrega de resolver muitas coisas. Vamos conversar amanhã para ver se, até março do ano que vem, algumas coisas possam se resolver”, disse Raupp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...