Pular para o conteúdo principal

Rede estadual de SP adota divisão em três ciclos no ensino fundamental

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta sexta-feira (8) a divisão do ensino fundamental da rede estadual de São Paulo em três ciclos. Até então, a divisão ocorria em dois diclos.

A partir de 2014, a retenção dos estudantes, que hoje apenas ocorre no 5º e no 9º ano, passará a ocorrer no 3º, 6º e 9º anos. Segundo o governo, a medida vai afetar cerca de 2,5 milhões de alunos.

"Em 2010 o Estado implantou o ensino fundamental com nove anos de duração, deixando o primeiro ciclo com cinco anos e o segundo com quatro. Agora os ciclos serão menores, de três anos cada, uma importante mudança para evolução do aprendizado dos alunos”, disse o secretário de Educação Herman Voorwald.

A mudança afeta apenas o ensino fundamental. No ensino médio, o sistema é seriado, ou seja, o aluno pode ser reprovado em qualquer um dos três anos.

Alckmin garantiu que a decisão não teve influência na divisão anunciada pela Prefeitura de São Paulo anunciada em agosto, que também dividiu o ensino fundamental em três ciclos, entre outras medidas, nas escolas da rede municipal. "Isto já estava sendo avaliado com a rede estadual já há algum tempo." "Hoje é um dia importante para a educação. Estamos fazendo uma mudança importante para aperfeiçoar a progressão continuada. Passaremos a ter três avaliações para retenção. Isso foi muito discutido com a rede. Estamos atendendo um pedido que vem da rede estadual e que está sendo discutido internamente desde 2011", disse o governador.

Alckmin disse que progressão continuada é correta e até o sexto ano é adotada em todo o Brasil pelo Ministério da Educação. "Os dias que o aluno falta ele é reprovado, mas se ele não falta, por que ele não aprende?", disse Alckmin. "A reprovação não pode ser uma responsabilização do aluno, é uma responsabilidade do aluno. A reprovação leva à evasão escolar e cria na criança a cultura do fracasso. Por outro lado, ela não pode ficar cinco anos sem fazer nenhuma avaliação e em alguns casos é necessário se fazer a reprovação."

Segundo o governo, 82% dos alunos que ingressam no sexto ano na rede estadual vêm da rede municipal. Os alunos farão esta avaliação ao final do sexto ano.

Outra mudança anunciada é que a partir de 2014, a avaliação diagnóstica dos alunos acontecerá a cada bimestral. Serão quatro avaliações por ano. O instrumento permite que os professores tenham um relatório personalizado de aprendizado por aluno e um cardápio de ações focadas em sanar suas principais dificuldades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go

Índice de analfabetismo para de cair e fica em 8,7%, diz Pnad

A taxa de analfabetismo no Brasil parou de cair. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira (27), em 2012, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 8,7%, o que correspondeu ao contingente de 13,2 milhões de analfabetos. Em 2011, essa taxa foi de 8,6% e o contingente foi de 12,9 milhões de pessoas. Esta é a primeira vez que a taxa de analfabetismo aumenta em 15 anos. A última vez que o índice subiu em relação ao ano anterior foi em 1997. A partir de então, o índice vinha apresentando queda constante. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação de 0,1 ponto percentual de 2011 para 2012 está dentro do "intervalo de confiança", e não significa necessariamente que o analfabetismo aumentou, e sim que se manteve estatisticamente estável. Em relação aos dados regionais, em 2012, as regiões Sul e Sudeste apresentaram taxas de analf