Pular para o conteúdo principal

Governo interino do Egito renuncia

O governo interino do Egito renunciou nesta segunda-feira (24), segundo o premiê interino.

"Hoje o gabinete tomou a decisão de oferecer sua renúncia ao presidente da república", disse o premiê Hazem el-Beblawi na TV. Ele não esclareceu as razões da renúncia.

O presidente Adly Mansour pediu que Beblawi fique no poder até que um novo primeiro-ministro seja apontado.

O governo atual havia assumido após a derrubada, em 3 de julho de 2013, do presidente islamita Mohamed Morsi pelos militares, que prometeram devolver o país à democracia.

O golpe jogou o país em uma violenta crise política, com a repressão dos islamitas aliados de Morsi em confrontos de rua que deixaram centenas de mortos.

O anúncio da renúncia foi feito no momento em que devem ser convocadas eleições presidenciais, no mais tardar para meados de abril.

O comandante do exército, o marechal Abdel Fatah al-Sisi, ministro da Defensa e vice-premiê do governo de Beblawi, não esconde a intenção de ser candidato, mas para que possa ser eleito precisa renunciar ao governo e deixar o exército ou passar à reserva.

O marechal Sisi, muito popular entre os egípcios, tem boas chances de vencer a disputa.

O único candidato declarado até o momento, o líder a esquerda Hamdeen Sabbahi, afirmou à France Presse que teme um retorno a um poder autoritário, enquanto a repressão que já fez mais de 1.400 mortos, segundo a Anistia Internacional, e milhares de prisões entre os islâmicos, também tem atingido os jovens militantes progressistas.

O porta-voz do governo Hani Salah disse à AFP que a renúncia foi motivada pelo "sentido da necessidade de sangue novo" no governo.

"O Egito está avançando, esta decisão não terá impacto sobre as relações externas e a estabilidade interna", prometeu, acrescentando que ainda não havia sido determinado quais ministros serão mantidos.

A equipe que renunciou anunciou dois pacotes de estímulo econômico financiados pelo Golfo, mas que enfrenta fortes críticas, mesmo entre os partidários do marechal Sisi que veem este governo como incapaz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...