Pular para o conteúdo principal

Marina e Aécio intensificam ataques a Dilma por ‘sufocar’ criação de partidos

Ex-senadora articula com oposição movimento contra projeto que barra novas legendas.

Liderando o movimento suprapartidário contra o projeto que limita o tempo de TV e repasses do fundo partidário para novos partidos, lançado nesta terça-feira no Senado, a ex-senadora Marina Silva intensificou os ataques à presidente Dilma Rousseff e à operação, que , declarou, claramente está sendo articulada pelo Palácio do Planalto para sufocar a criação de seu partido, o Rede Sustentabilidade. Na reunião no gabinete do senador Pedro Simon (PMDB-RS), com a participação de lideranças do PSB, PSDB, PDT e PSOL , os presentes e o pré-candidato tucano Aécio Neves (MG) disseram que o movimento vai reagir ao que chamaram de “pacote de Abril moderno”, comparando com o Pacote de Abril que editou o AI-5.

No mesmo tom, Marina disse que não entende o medo de Dilma e essa articulação para sufocar a criação de outros partidos.

— Por que esse medo? Ela não precisa disso! Tem todos os partidos grandes ao seu lado, um popularidade alta, 39 ministérios, o Bolsa Família, o PAC, o Renan, o Sarney. Por que o medo de 35 segundos de um partido recém-criado na TV? Mas talvez eles saibam de alguma coisa que não sabemos. Vou repetir uma frase do Victor Hugo: nada mais potente do que uma ideia cujo tempo chegou. Se tentam represá-la, vira pororoca — disse Marina, informando que depois da aprovação do projeto na Câmara.

Marina passou o dia no Senado articulando com os partidos não governistas, inclusive o PSB, tentativa de impedir a aprovação da urgência para o projeto já aprovado na Câmara. Se não conseguirem impedir a urgência, tentarão aprovar uma emenda jogando a vigência para 2015. Se ainda assim perderem, vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ação do Governo é comparada à ditadura

Marina ainda tem esperança que os senadores Jorge Viana (PT-AC), Eduardo Suplicy (PT-SP), Paulo Paim (PT-RS) e Lindbergh Farias (PT-RJ) votem contra o projeto mesmo com o fechamento de questão pelo PT. Ela se disse surpresa com a posição do PT e do Planalto ao tentar sufocar a criação da Rede.

Quando o ministro Gilberto Carvalho deu declarações defendendo o projeto, disse Marina, ficou claro que é uma operação do Planalto, uma ação de governo para impedir a criação dos novos partidos. E novamente comparou o comportamento do PT e do Governo com ações da ditadura. O vice-presidente da República, Michel Temer, defendeu mais cedo a redução do número de siglas no país.

— Nunca imaginei que o PT ia usar o mesmo punhal enferrujado usado por eles para ferir Lula quando tentava criar o partido, agora, contra um grupo que, com a mesma legitimidade, tenta se organizar. Mas acredito que os senadores (do PT) não deverão seguir o que fere suas consciências e história de lutas a favor da democracia —disse Marina.

O pré-candidato tucano Aécio Neves, ao lado do líder Aloysio Nunes (PSDB-SP), disse que o movimento suprapartidário vai enfrentar a maioria do governo no Senado, para impedir a aprovação do texto da Câmara, ou pelo menos tentar aprovar emenda adiando a vigência para 2015.

— Não é razoável que o Governo estimule a criação de partidos para lhe apoiar e impeça a criação de outros que estão fora do seu guarda chuva de cargos. Esse é um pacote de abril moderno que o governo e o PT tentam impor ao Brasil, mas vamos reagir. É inimaginável que o PT tenha chegado onde chegou, impondo constrangimento e tutela a seus senadores que ontem tinham uma palavra, e hoje mudaram de opinião — disse Aécio.

Líder do PSB vai entrar com ação no STF

O líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), afirmou que o projeto contraria a Constituição e pretende entrar com um mandado de segurança preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a votação no Senado.

— Vamos buscar todos os meios para reagir a esse pacote de abril. O projeto é flagrantemente inconstitucional. O Supremo acabou de decidir a favor de o deputado levar o tempo de TV e parcela do fundo partidário quando mudar de partido, senão você teria parlamentares e partidos de primeira e de segunda classe — completou Rollemberg.

No PDT, pelo menos os senadores Pedro Taques (MT) e Cristovam Buarque (DF) são contra o projeto que inibe a criação dos novos partidos.

— O projeto é casuístico, é de encomenda para inviabilizar candidaturas à Presidência da República. É um novo pacotaço de abril de 77 — afirmou Taques, após reunião com Marina Silva.

Feliz com o aumento de assinaturas para a criação da Rede depois da votação do projeto, Marina Silva exibiu a assinatura da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) . Ela informou que já possui 200 mil assinaturas e deve chegar a 300 mil até o final desse mês, e a 700 mil - 150 mil a mais do que as 550 mil necessárias - até julho.

— Não sei se foi um tiro no pé. Mas a solidariedade aumentou significativamente, além do número de voluntários que prometem se esforçar ainda mais para conseguir as assinaturas — disse Marina.

Depois da reunião ela foi ao plenário do Senado e, convidada pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), sentou-se ao seu lado à Mesa.

O Globo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão...

Renan chama governo Temer de 'errático' e diz que 'quem não ouve erra sozinho'

Em mais um capítulo da ofensiva nas redes sociais contra o presidente Michel Temer, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou neste domingo (2) de "errático" o governo do colega de partido e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho". No vídeo de apenas 15 segundos de duração, Renan critica a sanção, por parte de Temer, do projeto aprovado no mês passado pela Câmara que trata da terceirização. O presidente sancionou o texto na última sexta (31) com três vetos. O ex-presidente do Senado também voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste". "A sanção presidencial da tercerização irrestrita e a insistência do go...

Martins avança a cada dia com a administração da Democrata Olga Fernandes

A administração da prefeita de Martins, Olga Fernandes (DEM), está em grande ascensão. A cidade virou um canteiro de obras, sendo reconhecido por toda a população martinense. Em obras está o pórtico de entrada da cidade, a nova agência do INSS, creche e muito mais. Em conversa com o Assessor de Comunicação Social, Júnior Carvalho, ele informa que muitas outras novidades estão por vir relacionadas a obras, como: Praça de Eventos, 4 quadras esportivas, reforma da praça de Lagoa Nova, continuação da urbanização da Lagoa do Rosário, entre outras. Na saúde os investimentos não param, mesmo o município tendo obrigação somente com a atenção básica, a prefeita prioriza o melhor para o seu povo, contratando médicos especialistas como: cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, além de disponibilizar exames de média complexidade como: ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e outros. No turismo, a prefeita realiza eventos já consagrados como a gastronomia, fe...