Pular para o conteúdo principal

Caern orienta população sobre perigos no descarte inadequado de lixo

Usar os esgotos domésticos como "depósitos de lixo" traz uma série de problemas à rede de esgotamento sanitário e meio ambiente. Mas essa é uma prática comum no dia a dia de alguns domicílios, em que a caixa de esgoto é aberta para despejo de restos de comida, utensílios e outros materiais que poluem os mananciais e prejudicam o bom funcionamento do serviço prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) à população.

A Gerência de Qualidade da Água (GQM) trabalha na conscientização permanente de agentes de saúde sobre os cuidados ao descartar materiais biodegradáveis ou não na rede. "Além de interferir no retorno da água para o tratamento, gerando um verdadeiro estrangulamento do sistema, os resíduos geram um "chorume", que infiltra no solo e atinge os lençóis freáticos, consequentemente poluindo os rios e outros mananciais que são a fonte de água potável disponível e limitada", alerta a assistente social do GQM, Roberta Medeiros.

Mas a população precisa fazer sua parte. "É importante manter a caixa de esgoto vedada com massa de cimento fraco, o que também impede a entrada de bichos que proliferam de doenças".  Os materiais biodegradáveis são aqueles degradados por processos biológicos. Toda a matéria viva, após o ciclo de decomposição, deixa de existir, sejam organismos grandes (ratos, baratas, etc.) quanto os microorganismos.

"Mas eles são ricos em nitrato, potássio e fósforo, ou seja, carga orgânica de fertilizantes", diz, e acrescenta que a rede de esgotos funciona por gravidade, ou seja, desce da parte mais alta casas e deságua na parte mais baixa.

"É comum que os moradores das áreas baixas, tenham mais cuidado do que os que moram nas áreas mais altas, mas o ideal é que todos contribuam para evitar o estrangulamento da rede". O material não biodegradável ou "recalcitrante", por sua vez, demora muito mais tempo para se degradar, como é o caso de vidros, metal, papel e plásticos. Porém, ambos os tipos causam impactos negativos ao meio ambiente, e as boas práticas ajudam a evitar transtornos na rede, contribuindo também para a não poluição dos mananciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.