Pular para o conteúdo principal

Governadora, Rosalba Ciarlini, reforça frota escolar no interior do RN e entrega mais 82 ônibus para 74 municípios


Para dar continuidade ao compromisso firmado com a educação em todo o estado do Rio Grande do Norte, a governadora, Rosalba Ciarlini, entregou neste sábado (23), mais 82 ônibus escolares a 74 municípios do Estado.

Pela manhã, Rosalba foi a Caicó cumprir a primeira parte do cronograma de entregas. Mais de 20 prefeitos aguardavam o recebimento dos ônibus que vão reforçar a frota da rede estadual de ensino.

A governadora ressaltou o desejo do governo do estado de chegar a todas as localidades rurais que precisam de transporte para poder ir à escola. “Nós não só queremos, como vamos conseguir universalizar o sistema de transporte escolar; só assim, um aluno do interior vai poder competir com um estudante da capital, pois ele vai poder frequentar a escola com segurança e conforto”.

Após a entrega das chaves dos veículos e assinatura dos documentos, a governadora seguiu rumo à cidade de Pau dos Ferros para realizar a entrega de mais 35 ônibus a 33 cidades da região Oeste e Médio Oeste. Ela chegou acompanhada do senador, José Agripino, deputados federais, Felipe Maia e Betinho Rosado, estaduais, Getúlio RêgoLeonardo Nogueira e Gilson Moura, e do ex-prefeito da cidade, Leonardo Rêgo. Rosalba foi recebida pelo chefe do executivo pau-ferrense, Fabrício Torquato, outros gestores da região, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas. 

No último dia 14 de fevereiro, 53 novos ônibus já haviam sido encaminhados para 45 municípios da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande. Dez ônibus foram entregues aos municípios de Brejinho, Itajá, Jandaíra, Pedro Velho, Viçosa, Jucurutu e Pau dos Ferros entre o final de 2012 e o início de 2013. Com as entregas realizadas neste sábado o governo do estado soma um total de 146 ônibus entregues a 126 municípios, um investimento total de R$ 28 milhões, que foi obtido por meio de emenda parlamentar do senador José Agripino.

“Agora, os alunos vão poder chegar civilizadamente até as escolas. Vamos tentar acabar com a evasão escolar, pois essas unidades de ônibus, que foi um compromisso nosso de campanha, significam um passo à frente para diminuir a evasão escolar. É uma ação nossa para melhorar a qualidade de vida do estudante da área rural”, afirmou o senador.

Em Pau dos Ferros, Rosalba Ciarlini ainda destacou as melhorias profissionais dos professores, como as progressões verticais e horizontais que há anos estavam retidas, agora finalmente serão acrescentadas aos salários dos professores da rede estadual.

“Essa preocupação com a educação tem sido um dos pontos prioritários da nossa administração: a valorização do profissional e a melhoria das condições de trabalho. O pagamento da progressão vertical já vai começar a ser feito neste mês de fevereiro. E a partir de 2013 será automática a todos os professores. Além disso, o Rio Grande do Norte está cumprindo o pagamento do piso nacional, coisa que estados mais ricos, como o Rio Grande do Sul não faz. Demos 77,6% aumento médio aos professores em apenas dois anos, um aumento tanto para os ativos quanto para os inativos e vamos implantar o 14o salário todos os servidores da escola que melhor se classificar no ranking do IDEB”, disse Rosalba.

De Pau dos Ferros, a governadora foi a Mossoró entregar mais 23 ônibus a 19 municípios da região Oeste e Vale do Assu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede a cassação da chapa montada, em 2014, por Dilma Rousseff e Michel Temer para disputar a reeleição ao Palácio do Planalto. A análise do caso no plenário da Corte eleitoral ocorre dois anos e cinco meses depois da vitória de Dilma e Temer nas urnas. Se ao final do julgamento a chapa for condenada, Temer pode ser afastado da Presidência e Dilma poderá ficar inelegível por oito anos. Apesar de a petista ter sido destituída do comando do país no ano passado por um processo de impeachment, os senadores mantiveram os direitos políticos dela. Se Dilma for considerada culpada pelos supostos abusos na campanha de 2014, ela poderá, desta vez, ficar impedida de ocupar cargos públicos e disputar eleições. A possibilidade de uma nova reviravolta na chefia do Palácio do Planalto vai atrair, nos próximos dias, as atenções do país para a sede do Tribuna

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como