Pular para o conteúdo principal

Governo realiza pesquisa pelo celular


Por meio da Secretaria de Planejamento e Finanças (SEPLAN), o Governo do Estado aplicou, de dezembro a fevereiro de 2013, em caráter experimental, uma pesquisa pioneira usando telefones celulares. O assunto escolhido para testar a nova metodologia foi o Programa Leite Potiguar, que beneficia 150 mil famílias, com investimentos de R$ 80 milhões por ano. Por consultas por voz e mensagens de texto, beneficiários do programa responderam sobre a qualidade dos serviços recebidos.

O método por celular foi selecionado pelo Governo por conseguir alcançar, a custo reduzido, o público alvo da pesquisa, disperso por todo o estado e, em muitos casos, localizado em regiões remotas e de difícil acesso. Diante do sucesso da experiência, a tecnologia será adotada para avaliar a qualidade das políticas e serviços apoiados pelo RN Sustentável, uma parceria com o Banco Mundial para aplicação de US$ 540 milhões em sete anos no estado.

Nesta fase de experiência, a Secretaria de Planejamento contratou a empresa MGov Brasil, especializada em consultoria em gestão de políticas públicas, responsável por trazer para o Brasil a metodologia pioneira em pesquisa móbile. Mais de 500 pessoas em dez territórios rurais do Estado foram entrevistadas.

“Esta é uma primeira iniciativa para avaliação do impacto de um programa social de grande alcance, como o do Leite, com a adoção da tecnologia. A partir dos resultados, o Governo tem insumos para aperfeiçoar o programa e para melhor atender todos os envolvidos: produtores e beneficiários”, destaca o Secretário de Planejamento e Finanças do Estado, Francisco Obery Rodrigues Jr.

Sem colocar o pesquisador em contato direto com o público alvo, o método permite o Governo usar de sua grande capilaridade para produzir um cadastro amplo do universo pesquisado. Formado o cadastro, a entrevista com os entrevistados é feita de maneira centralizada pelo sistema. “A solução aplicada garante que os beneficiários tenham segurança para responder as perguntas de modo sincero, sem medo de perder o benefício”, ressalta Ana Guedes, uma das coordenadoras do RN Sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.