terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Governo recebe visita de investidores de energia solar


Resultado da missão governamental realizada neste mês pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) à Itália, o Rio Grande do Norte recebe durante toda essa semana a visita de investidores do setor de energia solar.

Representantes da Real Solar e Real Watt se reuniram nesta segunda-feira (25) com o secretário adjunto da Sedec, Silvio Torquato, para definir as etapas iniciais do investimento que compreende a fabricação de painéis fotovoltaicos destinados à micro e minigeração de energia solar.

Para o secretário adjunto Silvio Torquato a instalação das empresas no RN consolidará o estado como o melhor local para investimento em energia renovável no país. "Somos hoje um estado que saiu na frente com a geração de energia eólica e certamente teremos o mesmo sucesso no setor de energia solar. O Governo sabe do potencial que o RN possui e a atração de investimentos para o setor faz parte da política de desenvolvimento da Secretaria".

A ideia do grupo, que já investe no segmento na Itália, é se instalar no município de Arez e investir na fabricação de painéis, componentes elétricos para painéis, instalações residenciais e industriais e parques solares. Para agilizar a entrada no mercado local, a empresa iniciará a comercialização de painéis importando diretamente da Itália os equipamentos para geração de energia solar em residências, comércios e indústrias.

De acordo com Umberto Bacilieri, da Real Watt Solar, a intenção do grupo é iniciar as operações no RN o mais breve possível e já aproveitar as condições oferecidas pelo programa Import-RN.

A segunda fase dos negócios das empresas no estado compreende um investimento de R$ 740 milhões na construção de duas unidades industriais, sendo uma para fabricação de painéis fotovoltaicos e outra para equipamentos elétricos necessários na implantação de parques solares.

Ainda na manhã desta segunda-feira os empresários se reuniram também com o diretor de tecnologias do Centro de Tecnologias do Gás e de Energias Renováveis (CTGás - ER), Pedro Neto, e o secretário adjunto da Sedec, para conhecer as tecnologias do RN no segmento de energia solar e os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Centro.

Participaram da reunião o coordenador de Desenvolvimento Industrial da Sedec, Neil Almeida, Andrea Armagni e Adalberto Partesotti, da Real Watt e Real Solar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...