Corredor viário de 11,8 km. Orçamento previsto é de R$ 190 milhões. Intervenção está em fase de documentação e não tem data para começar.
O governo do estado do Rio Grande do Norte
garantiu recursos na ordem de R$ 190 milhões que poderão viabilizar a
construção da Via Norte-Sul, corredor viário de 11,8 quilômetros que irá
interligar a Zona Oeste à Zona Sul de Natal.
De acordo com a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, o projeto foi contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será financiado pelo Governo Federal. A secretária não quis confirmar o valor da obra, mas a própria secretaria de Infraestrutura havia divulgado o valor de R$ 190 milhões. A construção da Via Norte-Sul não tem data para começar, mas, a partir do início, o prazo de conclusão é de 24 meses.
A secretária informou ainda que o projeto a ser executado será elaborado pela empresa vencedora da licitação. “Nós temos um traçado, um projeto básico, mas o projeto definitivo será desenvolvido pela empresa ganhadora”, afirmou. Kátia Pinto irá se reunir com o secretário de Obras do município, Rogério Mariz, para discutir traçados alternativos. “Queremos fazer tudo dentro da legislação ambiental do município e com o respaldo da secretaria de Obras”, afirmou.
A via terá início na Av. Ranieri Mazzilli (BR-226) e seguirá até a Rota do Sol, passando pela Av. das Alagoas (túnel BR-101). Ao todo, estima-se que a obra vai beneficiar 380 mil pessoas, sendo 300 mil em Natal e 80 mil nos outros municípios da Região Metropolitana de Natal, passando pelos bairros de Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Planalto, Pitimbu, Neópolis, Capim Macio e Ponta Negra. Dentro de seu traçado, a obra contará ainda com ciclovia, faixas exclusivas para transporte coletivo, urbanização com acessibilidade, calçadas e sete obras d´arte (entre viadutos e túneis).
A intenção do Governo do Estado, através da conclusão da Via Norte-Sul, é desafogadar as Avenidas Hermes da Fonseca/Sen. Salgado Filho e Av. Prudente de Morais, imenso gargalo que se formou no trânsito da cidade e que vem se agravando com o passar dos anos. Além disso, a obra vai priorizar o transporte público com a criação de novos corredores de ônibus, e com a implantação de novas ciclovias dentro do perímetro urbano, a população ganha um incentivo para migrar do transporte motorizado para o não motorizado, com comodidade e qualidade
De acordo com a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, o projeto foi contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será financiado pelo Governo Federal. A secretária não quis confirmar o valor da obra, mas a própria secretaria de Infraestrutura havia divulgado o valor de R$ 190 milhões. A construção da Via Norte-Sul não tem data para começar, mas, a partir do início, o prazo de conclusão é de 24 meses.
A secretária informou ainda que o projeto a ser executado será elaborado pela empresa vencedora da licitação. “Nós temos um traçado, um projeto básico, mas o projeto definitivo será desenvolvido pela empresa ganhadora”, afirmou. Kátia Pinto irá se reunir com o secretário de Obras do município, Rogério Mariz, para discutir traçados alternativos. “Queremos fazer tudo dentro da legislação ambiental do município e com o respaldo da secretaria de Obras”, afirmou.
A via terá início na Av. Ranieri Mazzilli (BR-226) e seguirá até a Rota do Sol, passando pela Av. das Alagoas (túnel BR-101). Ao todo, estima-se que a obra vai beneficiar 380 mil pessoas, sendo 300 mil em Natal e 80 mil nos outros municípios da Região Metropolitana de Natal, passando pelos bairros de Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Planalto, Pitimbu, Neópolis, Capim Macio e Ponta Negra. Dentro de seu traçado, a obra contará ainda com ciclovia, faixas exclusivas para transporte coletivo, urbanização com acessibilidade, calçadas e sete obras d´arte (entre viadutos e túneis).
A intenção do Governo do Estado, através da conclusão da Via Norte-Sul, é desafogadar as Avenidas Hermes da Fonseca/Sen. Salgado Filho e Av. Prudente de Morais, imenso gargalo que se formou no trânsito da cidade e que vem se agravando com o passar dos anos. Além disso, a obra vai priorizar o transporte público com a criação de novos corredores de ônibus, e com a implantação de novas ciclovias dentro do perímetro urbano, a população ganha um incentivo para migrar do transporte motorizado para o não motorizado, com comodidade e qualidade
G1-RN
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