segunda-feira, 8 de abril de 2013

Problemas urbanos serão discutidos por cada um dos 120 municípios do Estado

Dos 167 municípios existentes no Rio Grande do Norte, 120 estão mobilizando os habitantes para realização das conferências municipais das cidades previstas para os próximos meses. O evento vai assegurar a participação pública nas discussões sobre os problemas mais comuns vividos nos centros urbanos provocados pela falta de saneamento básico (água potável, esgotos, drenagem de águas pluviais e destino dos resíduos sólidos), transporte urbano, ocupação do solo de maneira inadequada, entre outros assuntos. Na sexta-feira (5), aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, o Seminário Estadual de Mobilização com a participação de técnicos do Ministério das Cidades e órgãos envolvidos na preparação da 5ª Conferência Nacional, além de pessoas de Natal e interior do Estado.

Atualmente mais de 85% dos habitantes do Brasil moram em cidades, provocando o adensamento dos centros urbanos onde o poder público não conseguiu acompanhar as demandas do crescimento desordenado. Para os nordestinos, a seca que mata os rebanhos e destrói as plantações é um dos principais motivos para a fuga do campo para as cidades em busca de sobrevivência. Diante desse cenário, os problemas mais frequentes são a falta de espaços para construção de moradias, de transportes públicos, hospitais e escolas, entre outras carências.

Para o representante da Frente Nacional de Vereadores que lidera a equipe de mobilização à Conferência Nacional e esteve no Seminário, vereador gaúcho Carlos Roberto Comasseto, a adesão dos prefeitos e o interesse das pessoas na realização das conferências municipais do Rio Grande do Norte, foram creditados à comissão organizadora da 5ª Conferência Estadual. A equipe trabalhou em todas as regiões do Estado, chamando a atenção das lideranças municipais e populares para a importância das discussões em torno dos problemas comuns nas áreas onde moram.

A 5ª Conferência Estadual das Cidades vai abordar o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!" e é presidida pelo Secretário de Planejamento e Finanças Obery Rodrigues Júnior.  A coordenação executiva é de responsabilidade de Ivani Matias Xavier Trigueiro, da SEPLAN, que lidera várias comissões que trabalham na  organização do evento.

Assessoria Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...