Pular para o conteúdo principal

Aécio diz que Dilma deve 'desculpas' por atitude da Caixa Econômica

Banco admitiu que informou errado sobre liberação do Bolsa Família. Boatos sobre fim do programa provocaram tumultos em agência da Caixa.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), cobrou nesta terça-feira (28), em entrevista coletiva, que a presidente Dilma Rousseff faça um pedido público de desculpas pelas informações incorretas divulgadas pela Caixa Econômica Federal sobre o programa Bolsa Família.
No fim de semana retrasado, boatos sobre o fim do programa levaram milhares de pessoas às agências em ao menos 12 estados do país. Nesta segunda (27), a Caixa Econômica admitiu que, por equívoco, deu informações erradas sobre a antecipação de pagamentos e informou que havia liberado recursos do Bolsa Família na sexta-feira (17), um dia antes do início dos boatos de que o programa seria suspenso.
Antes o banco havia informado que a antecipação ocorrera somente no sábado (18), após a divulgação dos boatos, para preservar a integridade física dos beneficiários que fossem em busca do seu benefício e evitar tumultos nas agências. Em entrevista coletiva nesta segunda (27), o presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda, chegou a pedir desculpas pelas informações contraditórias.
“Como presidente nacional do PSDB, quero dizer que são muito poucas as desculpas.  A senhora presidente da República deve um pedido de desculpas formal a todos os brasileiros. Nesse episódio, foi mais uma vez uma instituição pública servindo a um governo e não ao Estado brasileiro”, afirmou Aécio Neves.
Para Aécio Neves, cabe à presidente Dilma Rousseff fazer um pronunciamento em cadeia nacional para pedir perdão pelas falhas do governo. O presidente do PSDB também criticou declarações de ministros do governo de que a oposição poderia estar envolvida na divulgação do boato sobre o fim do Bolsa Família.
“O comportamento da Caixa Econômica Federal, ao omitir informações de que eles já dispunham, faz com que todos os brasileiros esperemos uma comunicação em cadeia de rádio e televisão para que a presidente Dilma Rousseff, de público, possa pedir desculpas tanto pelas acusações feitas de forma injusta, mas também pelo ato desumano e criminoso”, afirmou.
De acordo com o PSDB, a liberação antecipada de recursos do Bolsa Família pela Caixa Econômica tem relação com o boato de que o programa seria extinto. "Se boatos existiram, tudo está levando a crer que esses fatos foram gerados pela própria antecipação feita pela Caixa Econômica Federal. E isso ocorreu no sábado, quando houve a convenção do PSDB", disse o líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP).
Possível candidato à Presidência da República em 2014, Aécio Neves afirmou que o PSDB estará, a partir de agora, “mais atento” aos atos do governo, para cobrar respostas e ações.
“O PSDB vai construir uma grande e ousada agenda para o país, vamos estabelecer metas, vamos ser claros na comunicação, não deixaremos  perguntas ao governo sem resposta”, disse. O senador não quis falar sobre as eleições presidenciais de 2014.
Indagado se o ex-governador José Serra (SP) participara das discussões do PSDB sobre a eleição presidencial, Aécio afirmou: “No que depender de mim, sempre participará. Quando se falar de PSDB você sempre vai enxergar a figura honrada e séria do governador José Serra.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.