Pular para o conteúdo principal

'Podemos conviver com a seca', diz Dilma em lançamento do Plano Safra

A presidente Dilma Rousseff esteve em Salvador, nesta quinta-feira (4), para fez o lançamento do Plano Safra Semiárido. "Podemos conviver com a seca", disse a presidente Dilma durante a cerimônia no Centro de Convenções da Bahia. O investimento do Plano é de R$ 7 bilhões.
A intenção do Governo Federal é implantar uma série de medidas para o fortalecimento da produção agrícola e pecuária no Nordeste brasileiro e norte de do estado de Minas Gerais, com vistas a ajudar as prefeituras e trabalhadores rurais a enfrentar os efeitos da seca. A principal medida é a suspensão das execuções das dívidas dos produtores da região até o fim do ano que vem.
"A seca não pode virar uma catástrofe, ela pode ser perfeitamente controlada", complementou a presidente.
Na Bahia, atualmente, 253 municípios têm situação de emergência decretada devido à estiagem, segundo informações da Defesa Civil do Governo do Estado. De acordo com os dados, 2.729.120 pessoas são afetadas pelas consequências da estiagem.
De helicóptero após desembarcar na Base Aérea de Salvador, a presidente chegou ao Centro de Convenções da Bahia, no bairro do Stiep, por volta das 11h15. A chegada e toda a cerimônia transcorreu sem atos de protestos. Este evento foi adiado do dia 21 de junhopara esta quinta-feira em função da onda de manifestações que ocorriam em Salvador na ocasião. Dilma tem previsão de retornar ainda nesta quinta-feira a Brasília.
A presidente Dilma entregou 323 máquinas - 130 retroescavadeiras e 193 motoniveladoras -, voltadas para a agricultura e a abertura e manutenção de estradas vicinais na Bahia, e fez a entrega simbólica de 250 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola.
Estiveram presentes no evento governadores dos estados contemplados com o Plano Safra, entre eles Jaques Wagner, da Bahia; e Eduardo Campos, de Pernambuco. Também participaram os ministros Fernando Bezerra, da Integração Nacional; César Borges, da pasta de Transportes; e Pepe Vargas, do Ministério de Desenvolvimento Agrário.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, fez o discurso de abertura do evento. "Uma ajuda neste momento tão difícil, afinal de contas, no ano passado e esse ano vivemos uma das piores secas da história do Brasil. É uma ampliação de benefícios através da transferência de equipamentos para prefeituras do Nordeste", ressaltou o democrata.
Neto apontou a dificuldade dos prefeitos diante da cobrança da população local por soluções para os problemas causados pela estiagem. "Há limitações financeiras para atender. Todo dia que eu vou pra casa eu peço a São Pedro pra levar um pouco dessa água [chuva em Salvador] para meus colegas do interior", descontraiu Neto sobre a solidariedade aos gestores municipais no interior do estado.
Segundo informações do Governo Federal, atualmente, a região contemplada pelo Plano Safra Semiárido abriga 1,6 milhão de estabelecimentos agropecuários, dos quais 90% possuem menos de 100 hectares e 75% uma abrangência inferior a 20 hectares. Os moradores sofrem com os efeitos da estiagem, que é considerada a mais grave dos últimos 50 anos.
Ainda de acordo com o Governo Federal, o Plano Safra Semiárido pretende garantir segurança produtiva, impulsionando sistemas de produção adaptados à realidade do clima da região. Este é o primeiro plano voltado especificamente para a região do semiárido nordestino.
Na Bahia, o semiário é a região mais castigada pela seca. Os produtos resistentes à estiagem, como caju, umbu e sisal, tiveram perda de 60 a 80% nos últimos dois anos, de acordo com a Secretaria da Agricultura.
O abate de ovinos e caprinos cresceu 70% para evitar que os animais morressem no campo. A região abriga 400 mil famílias de agricultores em 265 municípios e corresponde a 65% do território da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.