O Brasil tem 40.366.236 estudantes matriculados na rede pública de
educação básica - estadual e municipal - em 2013, segundo dados
preliminares do Censo Escolar publicados na edição desta segunda-feira
(23) do "Diário Oficial da União". O número de matrículas caiu 1,83% em
comparação com 2012. A redução foi de mais de 753 mil matrículas. Não
foram incluídas nestas estatísticas o número de matrículas na rede
pública federal e na rede particular.
Os dados do "Diário Oficial" se referem à matrícula inicial no ensino
regular --educação infantil (creches e pré-escola), ensino fundamental,
ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e o sistema de educação
especial. Os números mostram que no ensino regular estão matriculados
39.712.698, e na educação especial estão 653.378 estudantes
matriculados.
De acordo com os dados preliminares, o número de matrículas no ensino
regular caiu de 41.119.253 estudantes matriculados em 2012 para
40.366.236. Com exceção da educação infantil, todos os outros níveis do
ciclo básico de ensino (educação fundamental e ensino médio), além da
educação de jovens e adultos, apresentaram queda.
Há mais de cinco anos os dados do Censo Escolar têm mostrado redução
contínua no número de matrículas. Porém, de acordo com explicações do Ministério da Educação,
isso não quer dizer que há menos crianças matriculadas na rede pública.
O motivo é a crescente rigorosidade da metodologia do Censo, que
provoca a redução de dados duplicados sobre os alunos brasileiros, como,
por exemplo, no caso informações repetidas sobre alunos que foram
transferidos para outras escolas durante o ano letivo.
Educação especial
Já o sistema de educação especial viu crescer seu total de matrículas de 636.451 para 653.378 (uma variação de 2,86%).
Já o sistema de educação especial viu crescer seu total de matrículas de 636.451 para 653.378 (uma variação de 2,86%).
Mais de meio milhão de portadores de necessidades especiais estão matriculadas no ensino fundamental.
O Censo Escolar, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep), é o principal instrumento de coleta de informações
da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades:
ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio),
educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar
coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes,
movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da
educação básica e servem de referência para a formulação de políticas
públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de
transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar,
distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas,
instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento
(aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do
ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep
(Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de
referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
do Ministério da Educação.



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