Pular para o conteúdo principal

Com gol de Dellatorre, Atlético-PR vence e larga na frente do Grêmio

O Atlético-PR teve dificuldades para passar pela forte marcação do Grêmio, mas fez o suficiente para garantir a vitória no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, na Vila Capanema. O gol de Dellatorre, aos 36 minutos do primeiro tempo, garantiu o triunfo por 1 a 0 e deixa o time a um empate de avançar para a final. Em campo, a equipe sentiu o apoio da torcida, que compareceu em peso (15.162 pagantes), e está mais perto de chegar a uma classificação inédita.

O jogo foi bastante movimentado, mas com poucas chances claras de gol. O Atlético-PR teve mais domínio, mas esbarrou na boa marcação do Grêmio. Sem o trio ofensivo titular – Vargas, Kleber e Barcos, Renato Gaúcho apostou as fichas nos garotos Yuri Mamute e Lucas Coelho. Mesmo assim, o time foi mais efetivo na marcação e a bola pouco chegou com qualidade na frente.

O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, dia 6, às 21h50m (horário de Brasília), na Arena tricolor. O Atlético-PR precisa apenas de um empate para avançar. Derrota por um gol diferença, desde que marque, também dá a classificação ao Furacão. O Grêmio precisa vencer por dois de diferença para levar a vaga.

Antes, os times têm compromissos pelo Brasileirão. O Atlético-PR joga contra o Inter às 19h30m de domingo. O jogo será na Arena Joinville pela punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela briga entre torcedores no clássico Atletiba. Já o Grêmio recebe o Bahia, às 17h de domingo.

Dellatorre põe Furacão em vantagem
O Atlético-PR jogava no tradicional 4-4-2, com Zezinho no lugar de João Paulo, e trocava passes no meio-campo. O time da casa, porém, tinha dificuldades para superar o paredão gremista - armado no 3-5-2. O Furacão rondava a área adversária, ia da direita para a esquerda e vice-versa em busca de um espaço. Aos 13 minutos, ele apareceu. Ederson bateu da entrada da área para defesa de Dida. Depois, Paulo Baier assustou em cobrança de falta. O Tricolor, por outro lado, depositava as fichas na dupla Yuri Mamute e Lucas Coelho. Mas os garotos, na maioria dos lances, recebiam a bola na fogueira. Com isso, o Grêmio teve apenas duas finalizações no primeiro tempo, com Souza e Lucas Coelho, sem perigo.

O Furacão manteve a postura ofensiva e conseguiu transformar a superioridade em vantagem no placar aos 36. Ederson - acostumado a fazer gols (já são 20 na temporada) - cruzou com perfeição, e Dellatorre cabeceou no canto: 1 a 0. A torcida rubro-negra passou a gritar ainda mais forte, e o time partiu em busca do segundo gol. Everton ficou no quase. O meia chutou no canto, mas Dida operou um verdadeiro milagre ao espalmar para fora. Antes do intervalo, Paulo Baier ainda assustou em outra bola parada - o goleiro gremista defendeu de novo.

Furacão segura o resultado
O jogo não mudou na etapa final: o Furacão tinha mais posse de bola e era mais perigoso, principalmente pelo lado direito - com Léo, Paulo Baier e Dellatorre.  Aos seis minutos, Ederson bateu cruzado, a bola desviou no meio do caminho, e Dida segurou. Preocupado com a apatia do time, Renato Gaúcho mexeu: Lucas Coelho saiu, Elano entrou. A mudança deu resultado, e o Tricolor passou a ficar mais com a posse de bola, esfriando o jogo.

O time gaúcho, porém, seguiu sem levar perigo ao gol de Weverton. Na sequência, Vagner Mancini promoveu duas alterações. Primeiro Dellatorre por Ciro, depois Zezinho por João Paulo. Entre uma troca e outra, o Tricolor quase empatou. Riveros pegou sobra e chutou perto do gol adversário. O jogo seguiu quente até o fim. Aos 46 minutos, Riveros novamente teve a bola do empate, mas desperdiçou. O paraguaio recebeu bom cruzamento cabeceou tirando tinta da trave.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.