terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sesap busca prevenir o câncer relacionado ao trabalho

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Rio Grande do Norte (Cerest Estadual) está promovendo, nos dias 8 e 9 de outubro, das 8h às 17h, no Praiamar Hotel, uma capacitação em câncer relacionado ao trabalho, voltada para profissionais de saúde de unidades de referência no tratamento do câncer e das Regionais de Saúde do Estado.

O objetivo é aumentar o número de notificações de câncer como doença relacionada ao trabalho junto ao SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde). A idéia é que, ao descobrir a relação da doença com a atividade profissional, o Cerest possa intervir no ambiente de trabalho atuando na prevenção.

O coordenador do Cerest Estadual, Mário Soares, lembra que o Centro vem realizando capacitações voltadas tanto para a atenção básica como para protocolos específicos, como é o caso da notificação do câncer. “Dentro da estratégia de fortalecimento da Rede Estadual de Saúde do Trabalhador está a capacitação das equipes, essencial para que os profissionais possam notificar as doenças que são relacionadas ao trabalho, pois somente a partir de dados estatísticos podem ser elaboradas ações de intervenção”. O coordenador afirma que a capacitação dos profissionais irá melhorar a atuação do Centro em prol da saúde dos trabalhadores do Estado. “A subnotificação prejudica nossas ações de prevenção e o câncer é um dos agravos que vem nos preocupando, por isso queremos despertar as pessoas para um olhar mais apurado sobre o problema”.

“Algumas atividades profissionais podem causar câncer e queremos socializar essa preocupação”, afirmou Fátima Ribeiro, consultora do Ministério da Saúde e uma das palestrantes do evento. Segundo a consultora, o Rio Grande do Norte é o terceiro Estado a realizar ações efetivas de incentivo à notificação do câncer como doença relacionada ao trabalho. “O amianto, por exemplo, que causa o mesotelioma, é muito utilizado em todo o País, mas cada Estado deve fazer um estudo detalhado de acordo com suas atividades produtivas específicas, por isso queremos criar, aqui no Rio Grande do Norte, um pacto para que sejam notificados ao menos dois tipos de câncer.”

Segundo informações do documento “Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho”, do Ministério da Saúde, os cânceres relacionados ao trabalho têm sido mal dimensionados pela escassez de pesquisas no país. Quando comparados aos demais fatores de risco, a ocupação ainda não é enfatizada, mesmo quando o risco é bem conhecido e documentado, como é o caso dos cânceres por abesto, benzeno, derivados do carvão, radiação ionizante, alta tensão, entre outros.

Dados de 2009 mostram que os 749 casos notificados de neoplasia relacionada ao trabalho representaram apenas 0,23% do total de auxílios-doença acidentários concedidos pela Previdência Social, e deste total, 683 foram casos de neoplasia maligna (câncer).

As palestras irão abordar temas como: Registros de Câncer Relacionado ao Trabalho; Métodos de Vigilância da Exposição em ambientes de trabalho e Modelo de Vigilância Epidemiológica de Londrina/Paraná.

Acidente com exposição à material biológico relacionado ao trabalho;
Acidente de trabalho com mutilações;
Acidente de trabalho em crianças e adolescentes;
Acidente de trabalho fatal;
Câncer Relacionado ao Trabalho;
Dermatoses ocupacionais;
Distúrbios Ostemusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT);
Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR relacionada ao trabalho;
Pneumoconioses relacionadas ao trabalho;
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho;
Intoxicações Exógenas.

Convocados atuarão no fortalecimento das ações relativas à saúde do trabalhador
O Governo do Estado publicou no D.O.E, no dia 21 de setembro, a nomeação de 11 médicos do trabalho e 07 enfermeiros classificados em concurso público de 2010. Estes profissionais terão como objetivo o fortalecimento das ações relativas ao Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Secretaria de Estado de Saúde Pública, exercendo ações de monitoramento e avaliação da saúde do trabalhador no Estado; implementação de práticas de vigilância dos ambientes de trabalho, processo e organização do trabalho; capacitação de recursos humanos; desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde e meio ambiente do trabalho; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...