Pular para o conteúdo principal

Secretária da Educação faz balanço positivo do ano 2013

A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, escreveu artigo em que faz um balanço da Educação no ano de 2013. Ela fala sobre valorização do professor, reajustes e reorganização da carga horária, implementação do projeto da Educação, avanços na área pedagógica e de iniciação científica, no esporte escolar, no apoio à gestão das escolas e no âmbito da infraestrutura. A professora ressalta ainda os números do PISA, avaliação internacional que revelou um avanço da Educação do Estado no ranking das unidades federativas e traça metas para 2014. 

Segue o artigo: 

PARA CORRIGIR O RUMO DA EDUCAÇÃO 

A valorização da escola pública não pode ser mero discurso. Ela se constrói a cada dia com gestos, ações concretas, respeito e responsabilidades compartilhadas entre o governo, gestores, docentes e demais profissionais da educação, a família e a sociedade. Com base nesse princípio foi criado o Programa de Educação do RN (2011-2014) que orienta toda a rede e toma como referência o aluno, a escola, o ensino, o acompanhamento da aprendizagem e um plano com dimensões e metas. 

Um segundo princípio, não menos importante, admite que não tornaremos nosso Estado mais forte, com desenvolvimento socioeconômico e justiça social, sem transformar a educação. E não se transforma a educação sem um trabalho persistente e continuado, apoiado na atividade profissional do professor, com investimento na valorização pedagógica da escola pública, dos seus docentes e de toda equipe técnica. Para isso, o respeito e a valorização do professor foi uma das marcas desse projeto assumido por uma equipe técnica de alto nível e o apoio incondicional da governadora Rosalba Ciarlini. 

Após dez secretários de educação em oito anos de governo, com a negação de direitos profissionais ao corpo docente (ativos e aposentados), recuperar esses direitos foi uma prioridade: implantamos plenamente a Lei do Piso Nacional promovendo um reajuste acumulado de 76,8% além do recente reordenamento da carga horária docente para que os professores permaneçam 20 horas em sala de aula e dez horas em atividades pedagógicas de apoio ao alunado. Com isso o RN passou a ser um dos dez estados do país a cumprir, na íntegra, a Lei Nacional do Piso. Mas outros direitos represados desde o ano 2006 foram também concedidos: as promoções verticais, os quinquênios, mais de três mil aposentadorias além da liberação de duas mil licenças especiais. 

Outra ação de forte impacto foi o concurso público para 3.500 servidores sendo 2.900 vagas para professores e 600 para profissionais de apoio pedagógico todos contratados substituindo um aposentado. Para o ano de 2014 implantaremos as promoções horizontais com base em avaliação de desempenho docente, o Porte das Escolas reajustando, consideravelmente, a gratificação dos diretores de escolas e de DIRED. Todas essas ações incidem no atendimento ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores, implementadas respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e  a condição orçamentária e financeira da nossa pasta. 

No âmbito do fundamento pedagógico, alguns documentos e ações norteadores merecem destaque: as Diretrizes Curriculares do Estado referenciadas nas Diretrizes Nacionais (em elaboração); o Plano Estadual do Livro e da Leitura, lançado recentemente; a retomada do Plano Estadual da Educação, com comissão formada; o Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos; a adesão aos Pactos Nacionais: Alfabetização na Idade Certa e o do Ensino Médio. Destaca-se ainda a implementação de Programas que ampliam em até três horas a permanência dos estudantes na escola: Mais Educação (nível do Ensino Fundamental), Ensino Médio Inovador, Cursos de Formação para o trabalho PRONATEC. Já o Ensino Médio Noturno Diferenciado, destinado ao estudante trabalhador tem sido uma referência nacional. 

A pesquisa como princípio pedagógico e formativo tem dado impulso à Iniciação Científica trazendo reconhecimento e visibilidade aos professores e estudantes que, a cada ano,  têm conquistado prêmios em feiras de ciências nacionais e internacionais. Sobressaem-se, também, estudantes medalhistas em Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa; professores premiados nacionalmente e gestores de escolas que anualmente ficam entre os melhores do país. As jornadas pedagógicas são também momentos de formação e avaliação de metas e resultados voltadas para consolidar uma nova cultura do trabalho docente com base no acompanhamento, em resultados e na análise crítica das atividades de ensino e aprendizagem. 

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) foram revitalizados, com o fim da violência nas competições, e o aumento na participação dos atletas. Foram mais de 45 mil participantes em 2013.  

No Plano do apoio à gestão escolar e da infraestrutura muito foi realizado: proporcionamos mais autonomia às escolas, aumentando os recursos depositados nos caixas escolares, recuperamos mais de 220 prédios escolares e estamos construindo 10 Centros de Educação Profissional. A reforma do Colégio Atheneu, já iniciada e do Ginásio do DED, em Candelária, assim como a construção de 53 ginásios esportivos em todas as regiões do estado. Recuperamos o CAIC Lagoa Nova, sua piscina olímpica, o Museu e a Pousada do Atleta, transformado a unidade em um Centro Integrado de Esporte e Lazer, por meio do RN Vida. A aquisição de 266 novos ônibus escolares também compõe parte importante do projeto da SEEC. 

O Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc vem modernizando as rotinas escolares com a matrícula online, o diário de classe  o mapa de georefenciamento da escola. Será, muito em breve, um grande portal da transparência e um inovador instrumento de acompanhamento das rotinas escolares e de todas atividades de gestão da educação do Estado.  Outro Projeto em curso é o GIGA Metrópole voltado para implementar a rede de fibra ótica envolvendo todas as escolas públicas da grande Natal dando suporte tecnológico e velocidade para o acesso à Internet. A cooperação entre o MEC, a UFRN e a SEEC tem sido um modelo inovador de parceria. 

O resultado do PISA, avaliação internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, revelou que nos últimos três anos, a média do Rio Grande do Norte nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências saltou de 371 para 387, enquanto a média brasileira subiu apenas um ponto, de 401 para 402. No ranking nacional, somos o 15º estado, empatados com o Ceará e à frente de estados como Pernambuco. Em Matemática, ficamos com o terceiro lugar nacional, quando são levados em conta os alunos superdotados. São números que nos incentivam a continuar trabalhando para avançarmos ainda mais em 2014. 

Muito vem sendo feito. Muito a fazer. Perseverar e ter um rumo a seguir é uma das chaves desse projeto.   

Natal, 30 de dezembro de 2013 

Betania Leite Ramalho 
Secretária de Estado da Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.