quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Secretário Leonardo Rêgo visita obras estruturantes no município de Tenente Ananias

Duas obras importantes, no que se trata de convivência com semiárido, foram visitadas na manhã de ontem (10) pelo Secretario Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, no município de Tenente Ananias.

Na Vila Mata, maior comunidade da zona rural do município, 350 famílias estão sendo beneficiadas com a implantação de um sistema de dessalinização. Na oportunidade, o Secretário acompanhou o funcionamento do dessalinizador e ressaltou a satisfação em contribuir para essas famílias terem acesso à água de qualidade para o consumo. “Sabemos da importância desse sistema, na estruturação dessas comunidades, para convivência com a seca. Além deste, foram Recuperados mais 69 dessalinizadores em diversos municípios do Estado”, disse Leonardo.

Através de um termo de Cooperação entre a Semarh e a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), foram investidos 1,8 milhões de reais, vindos da Secretaria Nacional da Defesa civil, do Ministério da Integração, para contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinização. A empresa contratada para este serviço foi Acquapura LTDA, mas é a Semarh que exerce, através dos seus técnicos, o controle e fiscalização sobre a execução dos projetos.

Outra obra visitada foi a do sistema de abastecimento de água que beneficiará as comunidades de Jogo, Caibro e Poço do Açude. De acordo com Leonardo, essa adutora beneficiará 650 pessoas no município de Tenente Ananias, com água tratada. “O percentual de execução da obra já está em 80%, temos uma perspectiva de entregar o sistema à população, no final de janeiro” frisou ele.

O investimento nesse obra, que contempla a construção do reservatório e a estação de tratamento, é da ordem de R$ 1,2 milhões, feito por meio do Contrato de empréstimo da Semarh com o Banco Mundial, através do Programa Semiárido potiguar (PSP).

A adutora de Tenente Ananias terá captação no açude Bodó que está incluído no Programa de Reabilitação de Barragens, do PSP, e foi escolhido como prioridade nas primeiras obras a serem recuperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...