A Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada pelo Diretor-Presidente da Caern, Yuri Tasso, pelo Diretor Técnico, Ricardo Varela e técnicos da Caern, esteve em Assú e em Macau, nesta terça-feira (22) para visitar as obras de abastecimento na região. Uma das obras visitada foi a da Adutora Pendências-Macau,que vai beneficiar as cidades de Macau, Guamaré, Baixa do Meio e outras da região. Com a ampliação do abastecimento, o Governo do Estado, através da Caern, promoverá melhorias na qualidade de vida dos habitantes da região.
ASSÚ
As obras do sistema de abastecimento de água de Assú estão em andamento a todo vapor. O investimento é de R$ 14,7 milhões para melhoria e ampliação da distribuição, tratamento, reserva e transporte da água para a cidade, beneficiando toda a população urbana. A concepção da obra prevê o crescimento urbano da cidade atendendo à conhecida área de expansão no bairro Parati, com previsão de que seja concluída em dois anos.
A obra está sendo executada pela empresa Certa Construções Civis e Industriais, empresa vencedora da licitação. Com esta ampliação o sistema receberá uma câmara de pré-oxidação, área que será reservada para o tratamento preliminar da água, e um tanque de equalização, que irá receber a água da lavagem dos filtros. O local que recebe a obra fica na atual Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. Além disso, serão construídos mais oito filtros, além dos oito já existentes na ETA, que serão recuperados.
A Estação Elevatória ganhará mais capacidade para transporte de água. Ela continuará bombeando para o reservatório já existente em formato de disco voador, que tem capacidade para 700 mil litros de água. A Elevatória vai bombear também para o novo reservatório elevado que será construído no bairro Parati com capacidade para 200 mil litros de água.
Outra melhoria importante prevista na obra será o desvio da adutora de água bruta com uma extensão de 2,8 quilômetros. O desvio começará na Av. Dr. Luiz Carlos, nas imediações do bairro Frutilândia, até próximo à ETA. Também será construída uma nova adutora para o transporte de água tratada com uma extensão de 2,5 quilômetros, saindo da ETA com destino ao reservatório elevado a ser construído no bairro Parati.
AMPLIAÇÃO
Também serão implantados 12 quilômetros de rede de água com diâmetros de 400 a 50 milímetros dentro de vários bairros de Assú. Desde fevereiro foi contemplada a rede dos bairros Vista Bela, Meus Amores, Frutilândia e Quinta do Farol, e ao final da obra, que deve ser concluída em outubro de 2015, serão contempladas outras regiões.Com a melhoria e ampliação da distribuição, tratamento, armazenamento e transporte da água para a cidade será beneficiada toda a população urbana.
Os operários da Certa Construções Civis e Industriais - empresa contratada para a execução da obra- trabalham atualmente na Estação de Tratamento de Água(ETA) da cidade, onde está sendo construído um tanque de equalização. Este equipamento receberá a água da lavagem dos filtros da ETA; e na Câmara de Pré-oxidação, onde ocorrerá o tratamento preliminar da água.
Foram assentados 1,2 quilômetros do total de 2,5 quilômetros da adutora de água tratada que ligará a ETA ao reservatório elevado que será construído no bairro Parati. A atual Estação Elevatória de Água ganhará mais capacidade para transporte do produto e continuará bombeando para o reservatório já existente em formato de disco voador que tem capacidade para 700 mil litros de água. A Elevatória vai bombear também para o novo reservatório elevado a ser construído em Parati e terá capacidade para acumular 200 mil litros de água.
Na atual ETA serão instalados mais oito filtros, e serão recuperados os oito existentes. A concepção da obra prevê o crescimento da cidade atendendo conhecida área de expansão Parati. Hoje, a distribuição de água para esta localidade e adjacências é feita por meio do booster(pequena estação de bombeamento de água). Com a construção do novo reservatório e da nova adutora de água tratada, o booster será desativado. A obra tem a previsão de conclusão em outubro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário