quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pau dos Ferros sedia I Fórum de Humanização da 6ª Região de Saúde

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (09), no auditório da VI Unidade Regional de Saúde (Ursap), em Pau dos Ferros, o I Fórum de Humanização da 6ª Região de Saúde. O gerente da Unidade Regional, Temístocles Maia, fez a abertura oficial destacando a importância do evento para os profissionais de saúde que, no desempenho de suas funções, buscam a cada dia tratar os pacientes de forma mais humanizada com atenção especial à gestão no parto e nascimento.

O encontro, que teve como tema: “Desafios na Mudança do Modelo de Atenção e Gestão no Parto e Nascimento – a Rede Cegonha”, foi voltado para os Gestores Municipais, Membros de Grupos Condutores da Rede Cegonha, Profissionais da Atenção Básica e Hospitalar, Colaboradores Atuantes da Política Nacional de Humanização, Gestores e Trabalhadores de Serviços de Saúde da Rede Complementar Credenciada pelo SUS para atenção ao parto.

Na pauta da programação constou a apresentação da Política Nacional de Humanização, feita pela técnica, Acácia Marília Cândido, apoiadora da Rede Cegonha-MS no RN, exibição do filme “O Renascimento do Parto” e culminou com uma Roda de Debates sobre os temas: “Desafios na mudança de modelo de atenção e gestão no Parto e nascimento – a Rede Cegonha”, coordenados pelos médicos Edilsa Araújo (Ginecologista e Obstetra, membro da SOGORN) e Reginaldo Holanda (Neonatologista e Intensivista da Sociedade de pediatria do RN).  

Segundo Acácia Cândido, uma das grandes preocupações do SUS atualmente é o número cada vez mais crescente de partos cesarianos em detrimento dos naturais. “É preciso que as equipes multiprofissionais dos municípios abracem um trabalho de conscientização sobre a importância do parto normal para que possamos, num curto espaço de tempo, reduzir esses indicadores”, destacou

O evento é uma iniciativa que parte da programação de ações descentralizadas que ocorrem durante a Semana Nacional de Humanização (07 a 11 de abril) e integra o cronograma de mobilização nacional da Política Nacional de Humanização, a partir da mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, movimentos sociais e instituições.

Na 6ª Região de Saúde, o exitoso evento foi organizado pelo Núcleo de Recursos Humanos, através de sua coordenadora, Nizarene Queiroz, a Equipe de Apoiadores da PNH do Alto Oeste, como também, do Núcleo Articulador da Humanização da Sesap, e recebeu apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros, Hospital Cleodon Carlos (Pau dos Ferros), Hemocentro (unidade de Pau dos Ferros) e Prefeitura de São Francisco do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...