quinta-feira, 3 de abril de 2014

Rio Grande do Norte segue com vacinação emergencial contra o sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) chama a atenção para a baixa cobertura da Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo lançada pelo Ministério da Saúde para municípios da área metropolitana dos estados da região Nordeste e Porto Seguro-BA. No RN foram priorizados os municípios da Região Metropolitana de Natal. A campanha, que a princípio iria acontecer no período de 24 de fevereiro a 14 de março, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), foi prorrogada nos estados que não atingiram a meta de 95% da população alvo. 

“No Rio Grande do Norte até o momento só atingimos 42.41% da meta estipulada pelo MS. Temos um público de 84.634 crianças a serem vacinadas, mas até esta quinta-feira (03), segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), só temos o registro de 35.897 vacinados. Com destaque positivo para os municípios de Extremoz (100%) e Ceará Mirim (99.01%), que já ultrapassaram a meta, e São Gonçalo do Amarante (86.42%) e Macaíba (76.38%), que estão bem próximos. No entanto, a grande preocupação é com os municípios de Natal (28.67%) e Parnamirim (28.25%), que estão bem abaixo do esperado”, alerta Francisca Santos, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, vinculado à Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Sesap. 

A população a ser vacinada no município de Natal é de 50.685 crianças, mas, até o momento, apenas 14.533 procuraram os postos de saúde. Já Parnamirim tem um público de 14.557, no entanto só 4.113 estão vacinadas. “Além de serem cidades com um grande fluxo de turistas durante todo o ano, espera-se um aumento devido a Copa do Mundo. São viajantes oriundos de países onde o sarampo ainda tem caráter endêmico ou de estados que estão com situação de surto da doença. Por isso a preocupação da Sesap em chamar a atenção da população desses municípios para que busquem vacinar suas crianças com a tríplice viral, que protege contra três doenças: sarampo, rubéola e caxumba. Mesmo as crianças que já foram vacinadas antes dessa campanha e que estejam nessa faixa etária devem procurar os postos”, destaca Francisca Santos. 

O sarampo é uma doença de alta transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Desde o ano 2000, o Rio Grande do Norte não apresenta casos confirmados de sarampo, mas há o risco de reintrodução do vírus. Segundo o Ministério da Saúde, desde o ano passado, o país voltou a apresentar surtos da doença. De janeiro a março deste ano são 148 casos confirmados da doença, com ocorrências em São Paulo (6), Pernambuco (18) e, liderando a lista, o estado vizinho ao RN, o Ceará,  com 124. 

De acordo com o setor das Doenças Exantemáticas da Sesap, nesse mesmo período o RN apresentou 11 casos suspeitos de sarampo. “Na Região Metropolitana, Parnamirim e Extremoz apresentaram 1 caso cada, dois em Natal e sete nas Regiões de Saúde do estado. Na 1ª, o município de Lagoa Salgada apresentou 1 caso, na 3ª tivemos Macau com 2, na 4ª região foram 2 casos em Carnaúba dos Dantas e 1 em Caicó e na 5ª houve uma ocorrência em São José do Campestre. 

“O que chama a atenção e nos deixa em alerta é o fato de não termos nenhuma notificação dos municípios que fazem fronteira com Ceará e Paraíba. O primeiro lidera o número de casos confirmados da doença no país e o segundo, até o momento, não teve casos, mas em 2013 apresentou surto do sarampo. Apesar das reuniões com regionais e envio de Notas de Alerta a todo o estado nos meses de fevereiro e março sobre a iminência do risco de reintrodução do vírus, ainda nos deparamos com essa barreira que é a notificação imediata dos casos suspeitos por parte dos municípios. Além disso, há uma baixa procura por parte dos pais e responsáveis em vacinar suas crianças. Dos 11 casos suspeitos, 3 foram em crianças menores de 1 ano. Ou seja, que estão na faixa etária contemplada pela campanha emergencial do Ministério da Saúde”, pontua Adriana Cristina Melo, técnica responsável pelas Doenças Exantemáticas da Sesap. 

O número de casos de sarampo vem aumentando no Brasil e no mundo desde 2013. A doença apresenta como sintomas febre e exantema maculopapular (manifestações na pele), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Em caso de suspeita da doença, a Suvige orienta manter contato e notificar imediatamente a secretaria municipal de saúde de sua cidade e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/RN, no plantão 24h, por meio do número: 0800.281.2801, tel/fax: (84) 3232.5509, ou pelo e-mail: notifica@rn.gov.br. Ou, ainda, ao setor de Doenças Agudas e Imunopreveníveis da Sesap, através do tel/fax: (84) 3232-2588 / 2599, e/ou e-mail: exantematicas@rn.gov.br.

Assessoria Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...