A Governadora Rosalba Ciarlini foi recebida em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Coelho Teixeira, na tarde desta quarta-feira, 21, em Brasília. Atendendo ao convite da Chefe do Executivo potiguar, estiveram presentes na reunião os senadores José Agripino e Ivonete Dantas, o ministro da Previdência Garibaldi Alves, os deputados federais Henrique Alves, Fátima Bezerra, Betinho Rosado, Felipe Maia, Sandra Rosado e o vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo Coelho.
O senador Paulo Davim e os deputados federais João Maia e Paulo Wagner justificaram a ausência por compromissos em comissões do Senado e Câmara dos Deputados.
“O objetivo principal da audiência foi solicitar ao ministro, com apoio de toda a bancada, a inclusão da Adutora do Seridó, que partirá em dois caminhos da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, para atender aos municípios de Cruzeta, São José do Seridó, Florânia, São Vicente, Acari e Currais Novos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) III”, disse a Governadora.
Nos próximos dias, o Governo Federal vai fazer o levantamento dos projetos que entrarão no PAC III e o pedido principal da Governadora e da bancada foi que a Adutora do Seridó tivesse prioridade. “Enquanto Oiticica não fica pronta e as chuvas não caem em quantidade suficiente para encher o Gargalheiras, precisamos de uma adutora de engate rápido nos moldes da que estamos fazendo em Pau dos Ferros para atender Currais Novos, partindo da barragem Armando Ribeiro Gonçalves”, solicitou Rosalba Ciarlini.
O ministro Coelho Teixeira se comprometeu a atender a esse pleito imediato e o principal, relativo ao PAC III, e enviar, na próxima sexta-feira, um representante do Ministério da Integração Nacional para participar de uma audiência sobre o tema que ocorrerá em Currais Novos, organizada pelo CDL e sociedade civil organizada.
A Governadora aproveitou para agradecer o empenho do ministro na liberação de R$ 10 dos 17 milhões necessários para realizar as indenizações dos moradores da comunidade de Barra de Santana, em Jucurutu, ocorrido na sexta-feira da semana passada, depois de uma audiência realizada há oito dias em Brasília. “Nossos procuradores começaram a trabalhar nesta quarta-feira, 21, e o trâmite vai ser rápido”, garantiu a Governadora. "Eu estive em Oiticica para conversar com os moradores e pedi compreensão pela burocracia da liberação dos recursos".
No final da reunião, Rosalba Ciarlini fez uma apresentação técnica de um projeto elaborado pela Semarh e Caern de interligação de todas as bacias do estado, a exemplo do que já ocorre no Ceará. “Precisamos dotar o RN de um verdadeiro cinturão para dar segurança hídrica à todas as regiões do estado pelos próximos 50 anos”, concluiu.
“Agradeço a todos os parlamentares que aqui estiveram e provaram que as questões prioritárias do RN são maiores do que as políticas. 150 mil potiguares esperam por essa adutora no Seridó e ela será executada”.
Acompanharam a Governadora os secretários Luciano Cavalcanti, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e Yuri Tarso, da Caern. Da parte do Governo Federal estavam presentes o General Adriano Oliveira Jr., secretário nacional de Defesa Civil e Iranir Braga, secretário executivo do Ministério da Integração Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário