Pular para o conteúdo principal

DEM e outros três partidos fazem convenção no último dia do prazo



Últimos partidos a definirem suas alianças nacionais, DEM, PRB, PCO e PEN farão suas convenções nacionais nesta segunda-feira (30), dia em que termina o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que legendas escolham candidatos e oficializem coligações.

O pleito de outubro de 2014 vai eleger presidente da República, governador, senador e deputados estadual e federal. Segundo determina a Lei das Eleições, as convenções partidárias – reunião na qual os filiados lançam seus candidatos ou fecham suas alianças -, devem ocorrer de 10 a 30 de junho.

Nesta segunda-feira, o DEM fará convenção nacional em Brasília para ratificar apoio à candidatura do tucano Aécio Neves.

O PRB também se reunirá nesta segunda, em São Paulo. A expectativa era de que a legenda apoiasse a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), mas o quadro mudou depois que o Planalto atuou para retirar o PROS da base de apoio de Marcelo Crivella, candidato do PRB ao governo do Rio de Janeiro. O PROS oficializou na semana passada adesão à campanha de Anthony Garotinho (PR).

A convenção do PRB, que estava marcada inicialmente para o último dia 24, foi adiada depois do episódio no Rio para que o partido possa “reavaliar” o apoio à presidente, segundo informou o presidente da legenda, Marcos Pereira.

O PEN também fará convenção nacional nesta segunda, no interior de São Paulo, para definir qual candidato apoiará no pleito. Já o PCO, durante evento na capital paulista, deverá lançar a candidatura de Rui Costa Pimenta para presidente da República.

Além dos quatro partidos que ainda não realizaram suas convenções, PR e PHS transferiram para a Executiva Nacional dos partidos a decisão sobre qual nome apoiarão. A cúpula das duas legendas vão se reunir nesta segunda-feira para anunciarem a decisão.

Campos, Dilma e Aécio
Os três principais candidatos ao Palácio do Planalto já foram chancelados pelos seus partidos. No último sábado (28), Eduardo Campos foi oficializado candidato pelo PSB ao lado de Marina Silva, que sairá como vice.

Uma semana antes, no último dia 21, o PT ratificou a candidatura de Dilma Rousseff ao seu segundo mandato e aprovou a reedição da chapa com o PMDB, tendo mais uma vez Michel Temer como candidato a vice-presidente.

O senador Aécio Neves (PMDB-MG) foi confirmado candidato ao Planalto pelo PSDB em 14 de junho, mas o nome que comporá a chapa como vice-presidente ainda não está definido. A Executiva Nacional vai se reunir em Brasília nesta segunda-feira para oficializar a decisão.

A expectativa da cúpula tucana é de que o vice seja o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), formando assim uma chapa “café com leite”.

Veja qual candidato os 32 partidos apoiarão, segundo decisão de suas convenções nacionais (em ordem de data de criação da legenda):

PMDB: Dilma Rousseff (PT)
PTB:
 Aécio Neves (PSDB)
PDT:
 Dilma Rousseff (PT)
PT:
 Dilma Rousseff (PT)
DEM:
 pendente de convenção nacional
PCdoB:
 Dilma Rousseff (PT)
PSB: 
Eduardo Campos (PSB)
PSDB: 
Aécio Neves (PSDB)
PTC:
 Aécio Neves (PSDB)
PSC:
 Pastor Everaldo (PSC)
PMN:
 Aécio Neves (PSDB)
PRP:
 Eduardo Campos (PSB)
PPS:
 Eduardo Campos (PSB)
PV:
 Eduardo Jorge (PV)
PTdoB:
 Aécio Neves (PSDB)
PP:
 Dilma Rousseff (PT)
PSTU:
 Zé Maria (PSTU)
PCB:
 Mauro Iasi (PCB)
PRTB:
 Levy Fidelix (PRTB)
PHS:
 pendente de decisão da Executiva Nacional
PSDC: 
Eymael (PSDC)
PCO:
 pendente de convenção nacional
PTN:
 Aécio Neves (PSDB)
PSL: 
Eduardo Campos (PSB)
PRB:
 pendente de convenção nacional
PSOL:
 Luciana Genro (PSOL)
PR: 
pendente de decisão da Executiva Nacional
PSD:
 Dilma Rousseff (PT)
PPL:
 Eduardo Campos (PSB)
PEN:
 pendente de convenção nacional
PROS:
 Dilma Rousseff (PT)
SD:
 Aécio Neves (PSDB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.