Pular para o conteúdo principal

Candidatos ao Governo discutem propostas em debate na TV

Os candidatos ao Governo do Estado participaram ontem (23) de mais um debate para as eleições deste ano. Líder nas pesquisas, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), apresentou propostas para as principais áreas do Governo, apresentando os serviços prestados durante os 44 anos como deputado. O adversário, vice-governador Robinson Faria (PSD), focou no equilíbrio financeiro.

Alvo principal das perguntas feitas pelos quatro adversários, Henrique respondeu a todos os questionamentos com tranquilidade e preparo, elencando as prioridades para sua administração. Para ele, o objetivo do debate deve ser a discussão de ideias.
 
"Eleição não pode ser uma guerra, na qual as pessoas se agridem e o vencedor sai mutilado e como um sobrevivente, sem condições de governar", afirmou Henrique, ao fazer suas considerações finais. Ele lembrou que o estado não pode mais errar e embarcar numa nova aventura. “O Rio Grande do Norte vive uma situação muito grave e está quase ingovernável”, comentou, garantindo que tem força e parcerias políticas para poder governar o estado.

Entre as propostas, Henrique, apesar do pouco tempo, abordou temas que são prioridades no Governo, como Saúde, Segurança Pública e Educação. O candidato garantiu que haverá apoio do Estado às prefeituras para o fortalecimento da assistência básica e recuperação de hospitais regionais, contribuindo para a descentralização dos atendimentos em Natal. O candidato também defendeu o compartilhamento de responsabilidades entre União, Estado e Municípios, além da construção do Hospital de Trauma em Natal.

Na área de Educação, Henrique defendeu a valorização dos professores e aposta no ensino profissionalizante, numa associação entre as escolas estaduais, o IFRN e o Senai, além da implantação de escolas de tempo integral, previstas no Plano Nacional de Educação, cuja aprovação conduziu como presidente da Câmara dos Deputados. "É preciso motivar e premiar os professores e escolas que atingirem suas metas", defendeu.

Para a área de Segurança, além de garantir uma atuação imediata para frear a onda de crimes no Estado e o fortalecimento das polícias - inclusive na área de inteligência -, Henrique opinou sobre a proposta do vice-governador Robinson Faria, de importar do Ceará o programa "Ronda do Quarteirão". Com base em dados, Henrique provou que o programa não impediu o aumento dos casos de homicídios em Fortaleza, considerada uma das cidades mais violentas do país.

Além das áreas prioritárias, Henrique também falou durante o debate sobre a intenção de promover a interiorização do desenvolvimento pela via do turismo e do aproveitamento das potencialidades no estado; a interiorização "paulatina e responsável" do Procon, como forma de ampliar a defesa dos direitos do consumidor; e também prestou contas sobre sua atuação parlamentar. 

Respondendo a pergunta feita pelo candidato Robinson Faria, Henrique se disse admirado com seu nível de desinformação e lembrou que foi relator do Pré-Sal e do programa Minha Casa, Minha Vida, onde o Congresso, após os pareceres do deputado, aprovou a destinação de mais recursos da exploração do petróleo para os municípios e garantiu a extensão do programa habitacional para os pequenos e médios municípios brasileiros. Além disso, Henrique também lembrou sobre a atuação decisiva para a obra de duplicação da BR-304, onde foi decisivo para a liberação da obra, que já teve publicado o aviso de licitação.

Ainda no debate, questionado pelo vice-governador se era o Henrique que amadureceu ou o Henrique radical do passado, o candidato a governador da coligação União pela Mudança foi incisivo: "Sou o mesmo Henrique que o senhor procurou na residência do presidente da Câmara dos Deputados pedindo que eu o adotasse como candidato a governador", declarou.

Também participando do debate, o candidato Robinson Faria defendeu "uma gestão eficiente, focada no cidadão, com equilíbrio financeiro e orçamentário que garanta mais segurança, educação e saúde”. 
 
Sobre a saúde pública, Robinson também prometeu reestruturar os hospitais regionais e prometeu resolver a situação do hospital Walfredo, também prometendo construir um novo Hospital de Traumas. "Vamos implantar a carreira médica e valorizar os servidores da saúde", disse.
 
Na área de Segurança, o candidato disse que o tema será, caso eleito, sua prioridade número 1 e prometeu investir 10% do orçamento na área e firmou o compromisso de valorizar servidores. "Vamos resgatar a autoestima da Polícia Civil e Militar e corrigir as distorções na carreira dos policiais", disse.
 
Já sobre a Educação, Robinson prometeu ampliar as unidades das escolas técnicas federais em todo o Rio Grande do Norte, implantar um Pronatec estadual, executar dos Planos Estaduais de Educação e a redução do analfabetismo.
 
Robinson também garantiu que, caso eleito, vai buscar o fortalecimento do diálogo com a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.