Pular para o conteúdo principal

Vereadores suspendem efeitos de requerimento para nova eleição

Na sessão desta quinta-feira, 27, os vereadores de Pau dos Ferros, resolveram suspender os efeitos do Requerimento Nº 039/2014, assinado pelo Vereador Edgar de Queiroz, que solicitava a realização de uma nova eleição para a escolha dos membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo, biênio 2015-2016.   

Edgar Queiroz apresentou a proposição, questionando o processo eleitoral realizado anteriormente na Casa Legislativa, ainda em 2013, alegando que continha irregularidades, por ele não ter tido o direito de votar e/ou ser votado.  

Pois bem, na sessão de hoje, os vereadores voltaram atrás e resolveram suspender os efeitos do dito requerimento, até que um especialista na área do direito constitucional, a ser contratado, apresente um parecer sobre a legalidade ou não, de realizar este novo pleito.  

A nova proposição foi apresentada pela Presidente da casa, Itaciria Aires, “Bolinha”. Desta forma, a ideia de já organizar uma nova disputa, retirando o direito do Vereador Gilson Rego assumir, fica aguardando parecer.  

Vale salientar que uma ação já tramita na justiça comum, questionando a legalidade deste requerimento, visto que a eleição foi realizada atendendo os requisitos da lei e contou com a presença dos vereadores aptos a votarem naquele momento.  

O que é possível perceber com esta nova atitude da Câmara, é que o requerimento foi posto em votação com muita precipitação. A própria casa legislativa, com esta ação, assumiu que se antecipou ao votar algo que, agora, ela reconhece que não tem plena certeza se é legítimo.  

Este é apenas mais um capítulo de uma novela que vai durar muitos meses e vai render muitos episódios a serem apresentados pelos resultados da justiça e até mesmo por um imprevisível resultado do parecer a ser apresentado por essa assessoria jurídica que ainda será contratada pela câmara.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.