Pular para o conteúdo principal

Aécio diz que o 'natural' é PSDB apoiar Delgado e Luiz Henrique


O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), reafirmou nesta sexta-feira (30) o apoio do partido ao deputado Júlio Delgado (PSB-MG) na disputa pela presidência da Câmara e ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC) na corrida pelo comando ao Senado. As eleições nas duas Casas serão no domingo (1º), quando tomam posse os parlamentares eleitos para a legislatura que começa este ano.

"O caminho natural do PSDB é fortalecer a candidatura do deputado Júlio Delgado, que é a candidatura que, ao meu ver apresenta, as melhores condições de garantir a independência fundamental que a Câmara dos Deputados não teve nos últimos anos. No Senado não é diferente, a candidatura do senador Luiz Henrique atende a essa mesma aspiração", disse o tucano, que participou de uma reunião de parlamentares do PSDB em um hotel de Brasília.

Delgado disputa com Arlindo Chinaglia (PT-SP), o candidato apoiado pelo governo, e com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tem dito que, se eleito, não faria um mandato de oposição nem de submissão ao governo de Dilma Rousseff. Também já anunciou que vai disputar a presidência da Câmara o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

No Senado, Luiz Henrique é visto como uma alternativa ao atual presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve se candidatar à reeleição.

Para Aécio, as candidaturas que o PSDB defende evitarão que o Legislativo seja "acuado, submisso e, principalmente, submetido às vontades e orientações do Palácio do Planalto".

As negociações dos partidos em torno das eleições da Câmara e do Senado têm sido intensas nos últimos dias. Na Câmara, Delgado é o único candidato que se apresenta como de oposição. No entanto, parlamentares insatisfeitos com o governo têm conversado com Cunha, que desde o ano passado comanda um bloco informal de parlamentares insatisfeitos com o governo de Dilma Rousseff.

Aécio fez questão de ressaltar que o PSDB votará "em sua integralidade" em Delgado e que, aqueles que apostam em apoio de deputados do partido a outros candidatos irão "se frustrar".

O PSDB desde o final do ano passado assumiu um compromisso com a candidatura de Júlio Delgado, e o PSDB agirá como partido político. O PSDB não permitirá computações individuais, e qualquer um candidato que acha que poderá se fazer irá se frustrar. O PSDB votará em Júlio Delgado na sua integralidade, é o que eu espero", concluiu.

'Falência' do governo
Aécio, que disputou o segundo turno da eleição presidencial de 2014, fez críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff e disse que o país assiste à "falência do governo". Ele deu a declaração quando comentava dados recentes das contas públicas e as denúncias de corrupção na Petrobras.

"Nós estamos assistindo no dia-a-dia o atestado absoluto de falência do governo. Esse governo que não tem sequer hombridade e dignidade de reconhecer os seus erros, que não se julga no dever de explicar para a população brasileira que o Brasil de hoje é diferente do Brasil cantado em verso e prosa na campanha eleitoral há poucos meses", disse.

Em seguida, o tucano voltou ao tema das eleições e disse que situações que o PSDB denunciava durante as eleições agora podem ser vistas de forma "cristalina" pela população.

"Infelizmente hoje o que o Brasil está provando é o veneno de um governo que agiu irresponsavelmente ao longo de todos os anos. Tudo o que nós denunciamos ao longo da campanha eleitoral hoje aparece para a população brasileira de forma absolutamente cristalina, seja em relação aos dados da economia, seja em relação aos dados fiscais do governo e seja em relação à corrupção da Petrobras", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.