Pular para o conteúdo principal

Citação de Chinaglia a Temer foi 'grosseira' e 'absurda', diz Cunha


O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) classificou, por meio do microblog Twitter, de "absurda" e "grosseira" a comparação feita por Arlindo Chinaglia (PT-SP) entre a atuação de ministros do governo e a de Michel Temer, vice-presidente da República e presidente do PMDB.

Cunha e Chinaglia – além de Júlio Delgado (PSB) e Chico Alencar (PSOL) – disputam a presidência da Câmara, em eleição marcada para o próximo dia 1º. Peemedebistas têm reclamado da atuação de ministros do governo em favor da candidatura de Chinaglia, com suposta oferta de cargo de segundo escalão a deputados.

Nesta quinta, Chinaglia reagiu, dizendo não reclamar do fato de o vice-presidente apoiar a candidatura de Eduardo Cunha. "Você acha normal o vice-presidente da República apoiar uma candidatura? A mim, é atribuído ser suposto beneficiário de uma ação do governo. Do ponto de vista da democracia, o vice-presidente da República tem toda legitimidade de quem foi eleito, de quem tem influência no PMDB e eu não vou reclamar porque ele assinou uma nota apoiando o candidato do PMDB”, afirmou o petista.

"Comparar a atuação do Michel, e ainda mais no momento em que ele exercia a Presidência da República [a presidente Dilma Rousseff estava na Bolívia], foi um gesto grosseiro, além de ser uma falta de respeito", escreveu Cunha no Twitter.

Para o peemedebista, a comparação feita por Chinaglia é "absurda", já que, como vice-presidente da República, Temer não teria poder de decisão nem liberdade para oferecer cargos no segundo escalão.

"Michel não tem caneta, nem tinta e apenas exerceu o seu legítimo direito de opinar partidariamente. Se todos do PT só fizessem isso, ninguém reclamaria", afirmou Eduardo Cunha no microblog.

Anteriormente, Cunha já havia comentado publicamente que deputados estariam recebendo oferta de posições no governo em troca de apoio a Chinaglia.

"Tenho certeza que, assim como eu, Michel deve estar arrependido de um dia ter ajudado esse cidadão a ser presidente da Câmara", disse Eduardo Cunha, em referência a Chinaglia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede a cassação da chapa montada, em 2014, por Dilma Rousseff e Michel Temer para disputar a reeleição ao Palácio do Planalto. A análise do caso no plenário da Corte eleitoral ocorre dois anos e cinco meses depois da vitória de Dilma e Temer nas urnas. Se ao final do julgamento a chapa for condenada, Temer pode ser afastado da Presidência e Dilma poderá ficar inelegível por oito anos. Apesar de a petista ter sido destituída do comando do país no ano passado por um processo de impeachment, os senadores mantiveram os direitos políticos dela. Se Dilma for considerada culpada pelos supostos abusos na campanha de 2014, ela poderá, desta vez, ficar impedida de ocupar cargos públicos e disputar eleições. A possibilidade de uma nova reviravolta na chefia do Palácio do Planalto vai atrair, nos próximos dias, as atenções do país para a sede do Tribuna

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como