Pular para o conteúdo principal

Governador trata da retomada da obra da Barragem de Oiticica


Na manhã desta quarta-feira (07), o Governador Robinson Faria recebeu em audiência representantes dos agricultores das localidades onde está sendo realizada a obra da Barragem de Oiticica, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a Senadora Diplomada Fátima Bezerra, e o Procurador do Estado, Francisco Sales, responsável pelos processos de desapropriações da área. Os agricultores pedem agilidade no pagamento das indenizações.

O Governador pediu o entendimento e a confiança dos agricultores na nova gestão. “Essa é uma demanda proveniente de outra gestão e nós vamos cuidar para resolver da maneira mais rápida; peço que permitam a continuidade na obra, pois é de extrema necessidade para fortalecer a estrutura hídrica do Estado que se encontra em situação difícil; aproveito a presença da Senadora Fátima para assegurar que manteremos o diálogo aberto e com transparência”, declarou.

Os agricultores estão acampados na área da obra impedindo a continuidade do cronograma. A insatisfação se deu devido ao descumprimento de um termo de compromisso firmado com a gestão estadual anterior que não teve os prazos cumpridos. Atualmente a Barragem encontra-se com 34% dos serviços executados.

“Nós nos reunirmos com o Governo do Estado no ano passado, acertamos prazos, mas estes não foram cumpridos, o que se pede é a agilidade desse processo, pois as famílias estão esperando”, explicou o Arcebispo de Natal.

Ao todo 381 desapropriações precisam ser feitas, destas 127 estão com processos ajuizados, e 64 depositados. Segundo o Procurador Francisco Sales, uma questão jurídica impede que parte dos indenizados tenha acesso ao recurso. Com relação a isso, o Governador vai agendar uma audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça. “Ainda hoje entrarei em contato com o Presidente do Tribunal de Justiça para realizarmos uma reunião para pedir a desburocratização no processo de pagamento das indenizações e atendermos os moradores”, revelou o Chefe do Executivo.

Além das desapropriações, os agricultores pedem a criação de uma comissão de laudos específica para as questões de Oiticica para agilizar o trabalho do Procurador Francisco Sales e a desapropriação da área para o novo cemitério.

O encontro teve a participação também do Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, da Secretária Estadual do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do articulador do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) junto ao movimento dos agricultores, José Procópio de Lucena, do Vigário responsável pelas pastorais sociais da Diocese de Caicó, Pe. Ivanoff, e dos Deputados Estaduais Nélter Queiroz e Fernando Mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.