Pular para o conteúdo principal

Em dia decisivo, Dilma e Cunha enfrentam desdobramentos de crise política

A crise política terá nesta terça-feira o dia mais agudo. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidirá sobre a continuidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e, ao mesmo tempo, enfrentará um pedido de cassação de mandato no Conselho de Ética, associado à pressão da oposição que lhe cobra o afastamento do cargo.

O deputado tem contra si o fato de ter negado à CPI da Petrobras ter contas no exterior. O Ministério Público da Suíça, porém, trouxe à tona uma investigação, aberta em abril, que aponta que Cunha e familiares tinham contas em bancos suíços, o que levou a oposição a pedir explicações que, até agora, não foram apresentadas.

Impeachment
Na outra ponta, Cunha poderá decidir sozinho dar prosseguimento à ação dos juristas Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo ou, na hipótese mais provável, arquivá-la e aceitar um recurso da oposição, que precisaria apenas de maioria simples, com quórum mínimo de 257 dos 513 deputados, para ser aprovado.

Parlamentares do PT e do PC do B aguardam para hoje uma resposta do STF (Supremo Tribunal Federal) do pedido de mandado de segurança para suspender a tramitação, caso a manobra prospere.

O PSDB quer incluir um adendo ao pedido de impeachment, citando o parecer da auditoria da procuradoria-geral junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), que apontam que as “pedaladas fiscais” continuam em 2015, o que fortalece a tese de apontar crimes cometidos no exercício do mandato.

Dilma está preocupada e, em pleno feriado, reuniu ministros para tratar de estratégias para barrar o afastamento. Um grupo de juristas foi consultado para reforçar o argumento da defesa, de que nenhum ato do governo justifica o impeachment.

Veja quais são as ameaças que podem embasar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff:

Representações.
O presidente da Câmara deve despachar, de uma só vez, os sete últimos pedidos de impeachment em tramitação. A principal ação é dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr. que tem de parecer pela rejeição, mas deve ser alvo de recurso da oposição, que pode abrir o processo.

Parecer do TCU.
Começa a tramitar na Comissão Mista de Orçamento a decisão de rejeição das contas tomada pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que pode ter prioridade na análise para permitir a votação ainda este ano.

Novas ‘pedaladas’.
Parecer do procurador do Ministério Público no TCU, Júlio Marcelo, aponta que houve novas “pedaladas” em 2015, no PSI (Programa de Sustentação do Investimento) e no repasse do Plano Safra, num total de R$ 40,2 bilhões.
Acompanhe as denúncias que podem levar ao afastamento do deputado Eduardo Cunha da Presidência da Câmara.

A denúncia.
A Procuradoria Geral da República deve denunciar Cunha ao Supremo Tribunal Federal nos próximos dias com base na investigação do Ministério Público da Suíça, que apontou pelo menos quatro contas ligadas a ele e familiares mantidas no exterior.

Pressão da oposição.
PSDB, DEM, PPS e Solidariedade pedem que o presidente da Câmara se afaste do cargo “até mesmo para que possa exercer, de forma adequada, o seu direito constitucional à ampla defesa, segundo nota divulgada no sábado.

Representação do Psol.

O partido entrará hoje com pedido de cassação de Cunha no Conselho de Ética por mentir à CPI da Petrobras sobre a existência de contas no exterior e omiti-las na declaração do Imposto de Renda. PT, PDT e PCdoB avaliam fazer o mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede a cassação da chapa montada, em 2014, por Dilma Rousseff e Michel Temer para disputar a reeleição ao Palácio do Planalto. A análise do caso no plenário da Corte eleitoral ocorre dois anos e cinco meses depois da vitória de Dilma e Temer nas urnas. Se ao final do julgamento a chapa for condenada, Temer pode ser afastado da Presidência e Dilma poderá ficar inelegível por oito anos. Apesar de a petista ter sido destituída do comando do país no ano passado por um processo de impeachment, os senadores mantiveram os direitos políticos dela. Se Dilma for considerada culpada pelos supostos abusos na campanha de 2014, ela poderá, desta vez, ficar impedida de ocupar cargos públicos e disputar eleições. A possibilidade de uma nova reviravolta na chefia do Palácio do Planalto vai atrair, nos próximos dias, as atenções do país para a sede do Tribuna

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como