Jornal lembra que alta é sazonal, mas sintomática da inflação no país. Publicação lembrou protestos nos restaurantes de São Paulo.
As chances de reeleição da presidente Dilma Rousseff
estão sendo desafiadas pelo “humilde” tomate, segundo o jornal
britânico “Financial Times”. Em reportagem de capa, a publicação lembra
que a inflação é um assunto “altamente emocional” no Brasil, por conta
da hiperinflação das décadas anteriores.
O jornal ressalta que a alta de preços é parcialmente sazonal, mas também sintomática da aceleração da inflação no país.
“Esse ano, o mau tempo fez triplicar os preços do tomate, levando a
protestos de ‘restaurateurs’ em uma cidade conhecida pelas melhores
pizzas e massas do país, e jogando luz sobre a persistente inflação no
país”, diz o “FT”, referindo-se a São Paulo.
Segundo o jornal, embora analistas acreditem que a alta dos preços vai
cair ao longo do ano, a inflação continuará a desafiar Dilma. “Ela deve
muito de seus 78% de popularidade pessoal ao baixo desemprego, mas novos
choques inflacionários vão reduzir a sensação de bem estar dos
eleitores antes das eleições presidenciais do próximo ano”.
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