Pular para o conteúdo principal

Contratos do pré-sal criam atritos no governo

Uma disputa pelo direito de gerir os contratos de partilha do pré-sal, que serão firmados após o leilão de outubro, movimenta os bastidores do governo federal.

Os contratos deveriam ser administrados pela PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), estatal que ainda não saiu do papel.

A minuta do edital do leilão do campo de Libra, ainda em fase de receber sugestões, prevê que a função seja então exercida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

O Ministério do Planejamento, no entanto, considera ilegal a substituição e sugere que a gestão dos contratos fique com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Em sugestão enviada à consulta pública da ANP sobre o edital, o Planejamento afirma que, se mantida no edital, a decisão criaria um conflito de interesses.

Isso aconteceria porque, ao administrar os contratos, a agência reguladora teria uma função no consórcio. Ao mesmo tempo, por ser a agência reguladora, caberia a ela fiscalizar o mesmo consórcio.

A ANP disse ao jornal Folha de S.Paulo que só vai comentar a sugestão do ministério na audiência pública, dia 6 de agosto.

A PPSA foi criada com o objetivo de gerir os contratos de partilha de produção, novo sistema adotado para as licitações de áreas de petróleo na região do pré-sal.

De acordo com a advogada Marilda Rosado, que também enviou sugestões à ANP, em forma de pedidos de esclarecimentos, há outros problemas no edital além do possível conflito de interesses.

Um deles é a previsão de que as operações em Libra sejam acompanhadas pela Petrobras, pela PPSA (ou ANP) e pela própria União, as três com direito de vetar decisões do consórcio, o que deixaria um eventual investidor estrangeiro com pouca margem para contestar decisões.

"Isso pode ensejar ubiedade e insegurança para o investidor", disse a advogada.

LEILÃO

O leilão do campo de Libra (localizado na bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro), a maior descoberta de petróleo já feita no Brasil, está marcado para 21 de outubro.

Para vencer o leilão, além de pagar bônus de R$ 15 bilhões, o consórcio terá de oferecer ao governo parte do chamado lucro-óleo, percentual de petróleo sobre a produção, após o desconto do custo.

O edital estabelece piso (41,6%) para o lucro-óleo, mas o ministério quer também um teto, "para evitar possíveis prejuízos à Petrobras". A Petrobras terá que ser operadora de todos os campos que serão vendidos no pré-sal, com uma fatia de 30%.

A ANP recebeu até agora 280 sugestões de 18 entidades na consulta pública do edital. O maior número delas veio do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), mas também houve propostas da Petrobras, da Exxon, da Shell, da Ecopetrol, do BTG Pactual e de oito escritórios de advocacia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.