Pular para o conteúdo principal

Desemprego sobe para 6% em junho, mostra IBGE

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 6% em junho, após registrar 5,8% no mês anterior, segundo indica a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quarta-feira (24). Em junho de 2012, taxa ficara em 5,9%.
A taxa de desocupação de 6% de junho é a maior desde abril de 2012, quando foi também de 6%, mas Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, diz que a comparação pode não ter muita relevância uma vez que não foram consideradas as circunstâncias sazonais, o que não acontece quando se compara o mês como o mesmo mês de anos anteriores. Ele afirma ainda que o aumento de 5,8% de maio para 6% em junho em termos de estatística significa que o emprego ficou estável.
Há 40 meses a variação do desemprego vinha marcando taxas negativas na comparação mês contra mesmo mês do ano anterior. Pela primeira vez nessa comparação a taxa aumenta, ainda que signifique estabilidade, de 6% em junho contra 5,9% em junho de 2012.
A população desocupada somou 1,5 milhão de pessoas, registrando estabilidade tanto em relação a maio quanto a junho de 2012. A população ocupada atingiu 23,0 milhões e também não teve variação significativa nas comparações mensal e anual.
De acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado somou 11,5 milhões e ficou estável sobre maio. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, foi verificada alta de 3,2%.
Na análise regional, a taxa de desocupação não registrou variação significativa em nenhuma das regiões metropolitanas pesquisadas nem comparação com o mês anterior nem na anual. A quantidade de desocupados, no confronto com junho de 2012, subiu apenas em Salvador (23,5%).
O salário médio real dos trabalhadores ocupados ficou em R$ 1.869,20, não variando sobre maio, e registrando alta de 0,8% frente a junho.
O valor dos rendimentos subiu, sobre maio, no Recife (3,3%), em Porto Alegre (3,2%) e em Salvador (0,9%). Ficou estável no Rio de Janeiro e caiu em Belo Horizonte (4,0%) e em São Paulo (0,6%). Já na comparação com junho, houve queda em Belo Horizonte (5,1%), Salvador (4,5%) e no Recife (3,2%). Altas foram verificadas em Porto Alegre (6,3%), no Rio de Janeiro (3,6%) e em São Paulo (1,3%).
Quanto ao tipo de atividade, o maior aumento no salário em relação a maio foi verificado no grupamento construção (1,6%) e a maior queda na indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água (-1,7%). Na comparação anual, foi registrado aumento de 4,4% na construção e queda no grupamento de outros serviços (-2,7%).
Já na classificação por categorias de posição na ocupação, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido em comparação com junho do ano anterior foi visto entre os empregados sem carteira no setor privado (4,2%).
G1 Economia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.