Pular para o conteúdo principal

Em Aparecida, Papa pede que jovens protagonizem mudanças no mundo

Durante sua homilia na missa celebrada na basílica de Aparecida (SP), o papa Francisco voltou a ressaltar a importância de que se transmitam aos jovens valores morais para a construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno. No discurso, o Papa se baseou em três pilares: conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria. Uma vez mais, pediu que os jovens sejam agentes de transformação do mundo. "Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor."
O pontífice fez questão de afirmar que a inspiração da Igreja deve ser na simplicidade e lembrou que o documento de Aparecida, fruto da 5ª Conferência Episcopal da América Latina e Caribe (Celam), em 2008, quando o então cardeal Bergoglio foi o responsável pelo texto final, teve influência direta da cidade paulista. "Nós bispos fomos inspirados pelos milhares de peregrinos que vinham aqui diariamente confiar sua vida a Nossa Senhora. O documento nasceu justamente desse encontro entre o trabalho dos pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria", disse, lembrando que veio bater à porta de Maria, e que ela abriu a porta e aponta Jesus e diz: "fazei o que ele vos disser".
O papa Francisco pediu que as pessoas não percam nunca a esperança, porque Deus sempre caminha ao lado delas. "Quantas dificuldades na vida de cada um, no nosso povo, nas nossas comunidades, mas por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos", afirmou, pedindo que se tenha sempre uma visão positiva da realidade, e fez um alerta sobre a sensação de vazio e solidão que por vezes toma conta de alguém. "E conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros", alertou, em referência clara às drogas.
A história de perseverança dos três pescadores que encontraram no rio Paraíba do Sul a imagem de Nossa Senhora Aparecida depois de um dia infrutífero de pescas, dando origem ao santuário, foi utilizado pelo Papa para pedir às pessoas que se deixem surpreender por Deus. "Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que o deixemos surpreender pelo seu amor e que acolhamos as suas surpresas", disse, pedindo que se confie em Deus, citando a passagem do Evangelho das Bodas de Caná, onde Cristo, a pedido da mãe, transforma água em vinho como o melhor exemplo da surpresa de Deus. "Se nos aproximamos d'Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele."
Para finalizar, o Papa pediu que os fiéis vivam na alegria e ressaltou a importância de Maria, a quem fez questão de visitar em Aparecida, para pedir pelo sucesso da Jornada Mundial da Juventude que começou ontem no Rio. "O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece em constante estado de luto", disse. Antes de terminar, citou seu antecessor, Bento XVI, em seu discurso de abertura da Celam de 2008. "O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança , não há amor, não há futuro."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.