Pular para o conteúdo principal

TSE dá 24 horas para Ministério Público opinar sobre criação da Rede

Após uma recontagem de assinaturas entregues por apoiadores da Rede Sustentabilidade, a ministra Laurita Vaz, corregedora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de 24 horas para o Ministério Público Eleitoral se manifestar sobre se concorda ou não com o registro da nova legenda, criada pela ex-senadora Marina Silva para participar das eleições do ano que vem.

O TSE deve decidir nesta semana se aprova ou não o registro da legenda. Se aprovar, será a 33ª legenda do país. Para participar das eleições, o registro do partido deve ser aprovado até um ano antes do pleito, ou seja, 5 de outubro, próximo sábado.

No último dia 20, o o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, havia enviado parecer ao TSE afirmando que a Rede só conseguira comprovar 20% do apoio necessário para o registro. Ele pediu mais certidões com assinaturas validadas, além de uma recontagem, para poder reexaminar o processo antes de o TSE analisar o caso.


O TSE não informou qual foi o resultado da recontagem dos votos feita pela Secretaria Judiciária. Segundo a assessoria, a informação estará no voto da relatora.

A lei determina que, para ser criado, um partido deve ter o apoio de 0,5% do total de votos válidos para deputados federais na última eleição, o que equivale a 492 mil. Essas assinaturas precisam estar validadas pelos cartórios eleitorais.

Marina afirma ter coletado mais de 900 mil assinaturas, mas somente 455 mil foram validadas por cartórios até a semana passada. Ela quer que o TSE reconheça a validade de 95 mil assinaturas que foram rejeitadas pelos cartórios. Segundo a ex-senadora, não foi explicado o motivo da rejeição e isso é irregular.

O prazo para a resposta do Ministério Público acaba às 18 desta terça. A análise do registro pelo TSE pode ocorrer terça (1º), quarta (2) ou, no máximo, quinta (3), numa sessão extra. A data-limite para registrar um partido apto para a disputa de 2014 é sábado (dia 5), mesmo prazo para a filiação. As listas com os nomes dos filiados serão entregues pelos partidos ao TSE em 14 de outubro.

Caso o vice-procurador-geral eleitoral envie o parecer até a tarde desta terça, o processo poderá ser julgado no mesmo dia. Caso não dê tempo, fica para quarta ou quinta. O pedido de criação da legenda retornou ao MP após recontagem das assinaturas de apoio à legenda, pedido feito pelo próprio MP.

Otimista
Na semana passada, Marina se reuniu com todos os ministros do TSE para mostrar que a legenda já tinha o número de assinaturas necessárias para ser criada. Ao falar sobre o tema, a ex-senadora afirmou estar otimista de que terá a aprovação por parte do tribunal.


"A Corte vai fazer o julgamento sobre as assinaturas invalidadas injustamente, sem base legal. O que beneficia a criação do partido é o fato de termos coletado 668 mil assinaturas dentro do prazo (parte ainda está pendente de validação). [...] É isso que vai viabilizar o partido", disse, na ocasião.

Na semana passada, o TSE decidiu aprovar a criação de dois partidos, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Solidariedade (SDD), mesmo com assinaturas de apoio sob suspeita. Nos dois casos, porém, as legendas já tinha conseguido a certificação do número mínimo de assinaturas.

Ao ser perguntada sobre se a decisão do TSE de aprovar os dois partidos poderia beneficiar a criação da Rede, ela disse: "Eu não conheço os autos dos outros partidos. Conheço do partido que queremos. Temos completa convicção que nossos fins estão compatíveis com os meios."

O partido lançou campanha em seu site para que pessoas que assinaram o pedido de criação da legenda gravem um vídeo a favor da validação das assinaturas na Justiça Eleitoral. Entre os depoimentos já gravados, estão o de artistas como o ator Marcos Palmeira e a cantora Adriana Calcanhoto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.