Em comunicado na manhã desta terça-feira, a Fifa anunciou que 889.305
ingressos foram destinados a
pessoas de 188 países durante o sorteio da primeira fase de venda para a
Copa do Mundo de 2014. Do total, 71,5% estão comercializados para
residentes no Brasil e 28,5% a torcedores de outras partes do mundo.
Todos os solicitantes (6,2 milhões foram pedidos) serão
informados até no máximo 10 de novembro se acabaram atendidos ou
não, seja por correio eletrônico ou por mensagem de texto. Assim, o
valor correspondente aos ingressos distribuídos será automaticamente
debitado do respectivo cartão de crédito. É
fundamental que haja saldo suficiente no dispositivo de pagamento ou,
tratando-se de boleto, que o pagamento seja feito antes do vencimento.
Caso contrário, o pedido será cancelado de acordo com o "Regulamento de
Venda de Ingressos", e os mesmos serão colocados à venda ao público em
geral.
As pessoas que não foram sorteadas terão outra oportunidade para garantir presença na Copa. O
próximo período de vendas começará exclusivamente no fifa.com no dia 11
de novembro às 9h (de Brasília). Um total de 228.959 ingressos
estará à disposição e será distribuído por ordem de pedido. Neste período,
não haverá mais ingressos disponíveis para o jogo de abertura em São
Paulo, para a final no Maracanã, para os jogos da fase de grupos de
Brasília, para as oitavas de final em Belo Horizonte, nem para as duas
semifinais em Belo Horizonte e São Paulo, que foram os jogos com mais
excesso de solicitações.
Novos
ingressos para todas as 64 partidas serão colocados à disposição depois
do sorteio final, e a segunda fase de venda terá início no dia 8 de
dezembro de 2013, assim que o calendário final de jogos para a fase de
grupos for conhecido.
Segundo a Fifa, de todos os ingressos disponíveis para
venda, a entidade, em conformidade com a Lei Geral da Copa (Lei nº 12.663),
ofereceu aos torcedores residentes no Brasil
um total de 342.740 ingressos da Categoria 4, com prioridade para
estudantes, pessoas com 60 anos de idade ou mais e beneficiários do
programa Bolsa Família. Como em uma série de casos houve menos demanda
do que o estoque disponível, 216.618 ingressos foram destinados às
pessoas com direito a desconto.
Depois do Brasil, o maior número de entradas sorteadas foi
para residentes dos Estados Unidos (66.646). A seguir, vêm Inglaterra (22.257), Alemanha (18.019), Austrália (15.401), Canadá (13.507), França (11.628),
Colômbia (11.326), Suíça (8.082), Japão (5.021) e Argentina (4.493). Os
pacotes mais populares de carnês de ingressos de sede específica foram
para o Rio de Janeiro (94.500), Brasília (48.540) e São Paulo (46.916).
O
sorteio foi supervisionado pela Caixa Econômica Federal e pelo
Ministério do Esporte, assim como por um tabelião em Manchester, na Inglaterra.
Este é, de longe, o maior número de ingressos distribuídos durante uma
primeira fase de venda ao público em geral. Para a Copa do Mundo de
2006, 652.521 ingressos foram sorteados com êxito entre os oito milhões
de solicitações recebidas. Já em 2010, dos 1,8 milhão de ingressos
solicitados, foram vendidos 381.559. Cada solicitante pôde pedir um
máximo de quatro ingressos por domicílio e por jogo, para um máximo de
sete partidas.
- Todo o
processo do sorteio ocorreu sem problemas. É claro que gostaríamos de
atender muito mais torcedores nesta etapa, mas haverá outras fases de
venda de ingressos – a próxima começa já em menos de uma semana. Ao usar
o sorteio eletrônico, conseguimos garantir que todo o processo fosse
justo e que todos os solicitantes tivessem a mesma chance. Isto é muito
importante para nós - explicou o diretor de marketing da Fifa, Thierry
Weil, responsável pela emissão de ingressos.
A Fifa fez
questão de comunicar também que o fifa.com é a
única plataforma on-line de venda de ingressos para a Copa do Mundo.
Qualquer produto com ingressos oferecido por outras empresas
ou plataformas não faz parte nem está relacionado com o programa
oficial de venda de ingressos. A fifa não indicou nenhuma empresa como
sua representante para a venda de ingressos de jogos. Recomenda-se com
veemência aos torcedores que não comprem ingressos por outros canais.
As informações são do site oficial da Fifa.
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