quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vereadores visitam Unidades de Saúde do município


Os vereadores Gilson Rêgo, Gutemberg Bessa e Francisco José, juntamente com a vice-prefeita, Zélia Leite, visitaram Unidades Básicas de Saúde do município com a finalidade de fiscaliza-los, após receberem reclamações dos pacientes/usuários.

“Fomos procurados por usuários dos Postos de Saúde nos informando a falta de medicação e de médicos" disse o presidente, Gilson Rêgo.

A situação encontrada pelos vereadores e vice-prefeita condiz com o que foi dito. A UBS do Princesinha do Oeste falta médico desde agosto de 2014. "A médica que atendia aqui teve que escolher entre o estado e o município e, infelizmente, pelo salário que o município paga, nos deixou" disse uma das funcionárias. O posto que se mudou recentemente de endereço, passou uma semana sem funcionamento, os atendimentos voltaram na última segunda-feira; e com a falta do médico, apenas especialistas estão atendendo. Outro fato que preocupou foi a falta de climatização, inclusive da farmácia. "Como estamos em fase de mudança, ainda não vieram instalar o ar condicionado" disse a diretora, garantindo a conservação correta dos medicamentos para esta semana.

Além do Princesinha, as visitas continuaram pelo João XXIII, Paraíso e Riacho do Meio.

De acordo com a diretora da Unidade do Riacho do Meio, a medicação básica, atualmente, consta no posto. "A medicação não tá sendo problema, as mais usadas pela médica têm sim aqui na unidade" disse. Com relação aos exames, "a coleta é feita apenas dia de quinta-feira, com 20 fichas, mas não realizamos hemograma completo, nem colesterol".

O bairro mais prejudicado, com a falta de medicamentos e atendimentos, é o Paraíso. No dia da visita, quinta-feira última, a farmácia estava completamente desabastecida. Segundo a diretora, o abastecimento é realizado de 8 em 8 dias. "O carro passará hoje à tarde, para abastecer" garantiu. "Chega um dia que não temos medicação e a demanda é alta, então, outras unidades que estão sem médicos - e tem os medicamentos - nos enviam" disse.

"Infelizmente, essa é a situação do nosso município; funcionários nos garantiram que falta, principalmente, a dipirona e paracetamol, remédios básicos para controlar uma dor e febre, por exemplo; como também o soro fisiológico e medicamentos para pressão" lamenta o vereador, Gutemberg Bessa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TSE começa a julgar nesta terça ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começam a julgar na manhã desta terça-feira (4), a partir das 9h, a ação que pede ...