Pular para o conteúdo principal

Brasil sai da vaia aos aplausos e vence o México em reencontro com a torcida

Teve de tudo no reencontro da seleção brasileira com sua torcida: em 17 minutos, o público saiu das vaias aos aplausos e gritos de "olé". Uma volubilidade agravada pela plateia teatral que viu a vitória por 2 a 0 sobre o México, cantou músicas do Palmeiras, dono do estádio, vaiou no anúncio da escalação o corintiano Elias e o meia Fred, confundido com o xará do Fluminense, mas que terminou em festa com a nona vitória em nove jogos após a Copa do Mundo.

Triunfo que seguiu o ritmo dessa nova fase da Seleção sob o comando de Dunga: o da segurança. Em nenhum momento a vitória esteve ameaçada. Poucas vezes isso aconteceu desde os 10 x 1 sofridos para Alemanha e Holanda. A ausência de Neymar, craque, artilheiro e capitão brasileiro, tirou o brilho, o encanto, mas não a solidez e a organização da equipe.

O Brasil demorou a entrar nos eixos. Pela primeira vez, Dunga reativou o 4-2-3-1, esquema que marcou sua primeira passagem pela Seleção. Fernandinho e Elias foram os volantes. À frente, Fred e Willian abertos, trocando de posição com certa frequência, e Philippe Coutinho no meio. Todos tentando construir as jogadas para Diego Tardelli.

No início, ameaça só nas cobranças de escanteio de Coutinho. O meia, que luta pela vaga de Oscar na Copa América, entendeu que era sua grande oportunidade e foi o responsável maior por transformar as vaias em aplausos. Um minuto depois que o estádio se irritou com a Seleção e passou a entoar gritos do Palmeiras, o meia do Liverpool recebeu de Filipe Luís, passou por Ayala como se ele fosse uma criança, e bateu sem ângulo, mas para o fundo do gol.

A segurança defensiva de uma equipe que levou apenas dois gols em nove partidas predominou sobre a habilidade de Corona, mexicano que mais persistiu em bagunçar a zaga brasileira. Miranda e David Luiz, com a faixa de capitão, já que Neymar ainda não chegou, mostraram porque fica difícil para Thiago Silva reivindicar uma vaga entre os titulares.

Com a partida já sob controle, Filipe Luís, Willian, aplaudidíssimo, e Elias triangularam pela esquerda e o volante do Timão deixou Tardelli com o gol aberto: 2 a 0. O primeiro jogo e o primeiro gol de um jogador do futebol chinês na história da seleção brasileira.

A partir do intervalo, Dunga começou a observar. Danilo, que havia levado uma chegada firme, saiu para a estreia de Fabinho. Também entraram Firmino, Everton Ribeiro, Douglas Costa, Casemiro, Felipe Anderson... O México, absolutamente inofensivo em relação à equipe que por tanto perigo já causou ao Brasil, parece nem ter se esforçado para diminuir a vantagem.

Nada chamou tanto a atenção no segundo tempo quanto a entrada desleal do veterano Rafa Márquez (36 anos) sobre Willian. A torcida até xingou o zagueiro mexicano, xará de Rafael Marques, atacante do Verdão. Dessa vez, eles sabiam bem quem estavam "homenageando".

Os minutos finais se arrastaram com gritos de muitos dos 34.659 torcedores para a bela gandula que corria atrás do gol de Jefferson. Bom público e renda de R$ 6.737.030. A Seleção agora vai a Porto Alegre para o amistoso contra Honduras, na quarta-feira, e segue rumo ao Chile. A estreia na Copa América será no domingo, contra o Peru. A meta? Continuar a trilhar um caminho apenas de vitórias para tentar esquecer a Copa do Mundo que parece ser inesquecível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey completa 85 anos com curta-metragem no cinema e desenhos na TV

Há 85 anos, um rato invadiu as salas de cinema. Em vez de sustos, provocou gargalhadas e aplausos nas pessoas que assistiam a suas travessuras a bordo de um barco a vapor.  No desenho animado "Steamboat Willie", de 1928, foi apresentado ao grande público Mickey Mouse, recém-criado pelo cineasta norte-americano Walt Disney.  Para comemorar o "aniversário", serão lançados no Disney Channel uma série de desenhos de curta-metragem. Neles, Mickey aparece com o visual e a personalidade travessa dos primeiros filmes.  Em "Croissant do Triunfo", atravessa Paris de moto para levar os deliciosos pãezinhos para Minnie. Em "Sem Comida", ele e Donald tentam comprar almoço, mas não são atendidos por estarem sem camisa e sapatos.  Já em "Tiroteio", Mickey precisa enfrentar uma avalanche nos Alpes suíços.  Além desses três primeiros, que vão ao ar nesta segunda, outros dos 19 desenhos da série deverão

Entenda o que é o título Persona non grata

Diante dos votos contrários dos vereadores oposicionistas de Pau dos Ferros de não aprovar o título de "persona non grata" ao professor que criticou a cidade de Pau dos Ferros (veja aqui), venho esclarecer aos cidadãos e web-leitores o que significa esse título. Persona non grata (Latim, no plural: personae non gratae ), cujo significado literal é "pessoa não bem-vinda", é um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido. Sob a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode declarar "em qualquer altura e sem necessidade de justificação" qualquer membro dos emissários diplomatas como persona non grata — i.e., não aceite (enquanto que persona grata significaria aceitável ) — mesmo previamente à sua chegada ao Estado em questão. Geralmente, a pessoa é recambiada para a sua nação de origem. Caso isso não aconteça, o Estado "poderá recusar-se a reconhecer a pessoa como

Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians

Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória. De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello. O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais.